sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/09/2021 | 13:56

Lançada Semana de Valorização das Diferenças 2021

A Secretaria de Educação de Itajaí realizou, na tarde desta segunda-feira (27), a abertura oficial da Semana de Valorização das Diferenças 2021. Até o dia primeiro de outubro, haverá formações presenciais nos auditórios da secretaria e do Centro de Atenção Psicossocial de Itajaí (CAPS), além de formações on-line em diversas plataformas digitais e redes sociais. Também serão realizadas palestras, rodas de conversas e exposições, que visam envolver toda a comunidade escolar do Município. Para conferir a programação oficial da Semana de Valorização das Diferenças, é só acessar o documento anexo no final da página.
 
“A Semana de Valorização das Diferenças traz um olhar voltado para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que visa dentre tantas discussões, a garantia do acesso e permanência de todos nas unidades de ensino”, destaca a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.
 
O evento de abertura contou com a apresentação do musical “Páginas de Aventuras”, desenvolvido pelos professores da educação integral da Escola Básica Aníbal César. Menino Maluquinho, Narizinho, Peter Pan e diversos outros personagens apresentaram números de música e dança em que seus conflitos são postos diante do público que, por sua vez, teve a chance de escolher o melhor final para cada personagem. No espetáculo, elaborado com canções compostas pelo grupo Cambaqui, formado por professores da unidade escolar, as diferenças também são abordadas e, o mais importante, o respeito diante delas.
 
O evento encerrou com a palestra “Valorizando as Diferenças”, ministrada pelo supervisor de educação especial, Erickson Jones Lima  e pela psicóloga da APAE de Itajaí, Graciele Aparecida Gomes.
 
“Esse é o nosso objetivo com a Semana de Valorização das Diferenças: promover discussões e formações para ampliar as práticas pedagógicas inclusivas, tanto no contexto educacional, quanto no social. A iniciativa faz parte das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, conforme a Lei 13.585/2017”, informa o supervisor de educação especial, Erickson Lima.
 
Unidades realizam ações alusivas
 
Desde o dia 20 de setembro, diversas unidades escolares do Município realizam atividades internas alusivas à Semana de Valorização das Diferenças.
 
Na Escola de Campo Maria do Carmo Vieira, da Baía, teve exposição de instrumentos adaptados, exposição de fotos com os atendimentos realizados, instalação de placas de identificação nos diferentes espaços da escola em braile e em libras e uma palestra com a representante da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Itajaí, Alexandra Rodrigues. Os alunos visitaram ainda a sala multifuncional que foi instalada este ano na unidade para aprenderem sobre o funcionamento do espaço. Houve também dinâmica com leitura às cegas e vídeos com depoimentos das famílias com alunos com necessidades especiais, a fim de promover a inclusão.
 
No Centro de Educação Infantil (CEI) Anninha Linhares de Miranda, do bairro São Vicente, o projeto sobre as diferenças é trabalhado com os personagens da Turma da Mônica em “Juntos pela Igualdade”, quando os alunos aprendem questões de respeito, tolerância e inclusão.
 
“Enquanto seres humanos somos todos diferentes. A diferença é o que, de certa forma, nos humaniza. Precisamos, desde pequenos, buscar a sensibilização das crianças para fazê-las sentir que é normal ser diferente”, pontua a professora de Múltiplas Linguagens, Annelise Corrêa.
 
Em parceria com o Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), o professor Gustavo Horst e a intérprete Fabielle Barbosa proporcionaram uma vivência das crianças com as libras. Esta semana ainda está prevista no CEI Anninha Linhares uma roda de conversa com a Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí (ADVIR), a exploração de materiais e a construção de vasinhos de flores com garrafas pet para o plantio de mudas variadas. A intenção é mostrar que cada pessoa é única e que juntas formam uma obra-prima diversificada.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS