quarta, 08 de dezembro de 2021
Geral
24/09/2021 | 18:07

Semana da Mobilidade: Governo quer incentivar o uso de transportes sustentáveis

Durante toda esta semana, o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realiza debates sobre aspectos relacionados à mobilidade urbana, com participação de representantes de governo, entidades setoriais e academia. Uma dessas ações foi relativa ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado na quarta-feira (22), que alerta sobre a necessidade de se pensar em novas formas de locomoção urbana.
 
A Semana da Mobilidade tem o objetivo de discutir aspectos relacionados ao tema e conscientizar a população sobre o assunto. Para isso, até a sexta-feira (24) serão realizadas atividades que deem visibilidade aos trabalhos do MDR. Todas as atividades têm transmissão ao vivo pelo canal do MDR no YouTube.
 
Entre as iniciativas do ministério para fomentar o transporte sustentável, destaca-se a apresentação do Selo Bicicleta Brasil, destinado a premiar órgãos e entidades estaduais e municipais, organizações não governamentais (ONGs) e empresas do setor produtivo que atuem para promover o uso da bicicleta.
 
Com dados e estatísticas sobre mobilidade urbana, os participantes mostraram a importância de se incentivar modais de transporte sustentáveis que irão impactar a qualidade de vida da sociedade, diminuindo o tempo de locomoção e contribuindo para a saúde física das pessoas e para o meio ambiente, como é o caso da bicicleta.

Governo lança material para estimular mobilidade urbana sustentável nos municípios brasileiros

Fiocruz é selecionada pela OMS para produzir vacina contra Covid-19
 
O Selo Bicicleta Brasil, que será lançado em breve pelo MDR, vai indicar empresas e órgãos como parceiros em iniciativas que estimulem o uso desse tipo de transporte no lugar de veículos automotores, diminuindo a emissão de carbono no ar.
 
De acordo com o coordenador-geral de Análise de Empreendimentos do MDR, Leandro Martins, o principal objetivo do selo é “estimular o desenvolvimento de projetos de infraestrutura cicloviária, por meio da destinação de recursos, e uma forma de reconhecimento às empresas e órgãos que adotam boas práticas de incentivo ao uso da bicicleta", avaliou.
 
Também participaram da rodada de debates desta quarta-feira (22) a diretora do Departamento de Planejamento Integrado e Ações Estratégicas do MDR, Sandra Holanda, o diretor do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos, Marcos Daniel, a diretora-presidente da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Ana Carboni, a professora Jessica Lima, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e o diretor do Departamento de Segurança de Trânsito (Senatran), Daniel Mariz Tavares.



Fonte: Brasil 61


JORNAL IMPRESSO
03/12/2021
26/11/2021
19/11/2021
12/11/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS