terça, 16 de abril de 2024
Pandemia
24/09/2021 | 10:23

Camboriú inicia vacinação para pessoas com 14+ e dose de reforço para 79+

A partir desta sexta-feira, dia 24, inicia a imunização para o público em geral com 14 anos ou mais, e para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências permanentes, lactantes, gestantes e puérperas. Também podem comparecer as pessoas que vão tomar a dose de reforço, desde que a aplicação da segunda ou dose única tenha acontecido há pelo menos seis meses, e a idade seja de 79 anos ou mais. A ação acontece no drive thru montado na Policlínica, localizada na Rua Porto Alegre, n° 698, das 8h às 17h e todos os menores devem estar acompanhados de um responsável legal.
 
O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Thiago Regiel Vilcinskas, ressalta a importância da vacinação para os menores de idade e a dose de reforço. “Estamos muito felizes em seguirmos avançando com a vacinação e cada vez mais perto de bater a nossa meta de imunizar todos os camboriuenses. É importante lembrar que comparecer para receber a vacina é essencial, pois só assim o vírus vai circular com menos frequência entre a população. Já a dose de reforço vai ajudar com que as pessoas continuem imunes ao vírus”, comentou.
Para a vacinação é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, levar a carteirinha de vacinação, documento com foto e comprovante de residência em nome do responsável. As pessoas dos grupos prioritários deverão apresentar declaração médica para comprovação de comorbidade ou deficiência. Lactantes, gestantes e puérperas devem ter o comprovante médico.
 
Quais são as deficiências permanentes?
– Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade ouvir;
– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade enxergar;
– Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
 
Quais são as comorbidades?
 
– Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridose e outras);
– Doenças pulmonares crônicas (asma brônquica, fibrose cística, fibroses pulmonares, bronco displasias);
– Cardiopatias congênitas e adquiridas;
– Doença hepática crônica;
– Doença renal crônica;
– Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular).
– Imunossupressão congênita ou adquirida (Incluindo HIV/ Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como as doenças reumatologicas e doenças inflamatórias intestinais);
– Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemias maior);
– Obesidade grave;
– Síndrome de down.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS