quinta, 28 de março de 2024
Educação
21/09/2021 | 18:19

Univali comemora 57 Anos de Ensino Superior

Na quarta-feira, 22 de setembro, a Universidade do Itajaí (Univali) completa 57 anos de Ensino Superior em Itajaí. Para comemorar a data, será reinaugurado o Teatro Adelaide Konder, com evento para convidados, às 19h30.
Inaugurado em 1982, e um dos primeiros espaços públicos do município para apresentações artísticas, o Teatro Adelaide Konder foi palco para apresentações de muitos artistas regionais e nacionais, sediou centenas de cerimônias de formaturas e recebeu grandes eventos e debates ao longo de seus 39 anos de existência. Neste ano, passou por revitalização que o coloca em dia com as melhores utilizações que aliam tecnologia e uso humanizado do espaço.
 
No evento de reinauguração haverá apresentações da Banda, Coral e Grupo de Dança da Univali. Por conta da restrição de público presencial em função da pandemia do novo coronavírus, o evento terá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da Univali: youtube.com/univalivideos.
 
Sobre a Univali - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nasceu da mobilização popular. Essa história foi construída a partir das necessidades da comunidade, no intuito de proporcionar acesso ao ensino superior. Nessa trajetória, 57 anos distante daquele 22 de setembro de 1964, a Univali tornou-se uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior brasileiras, oferecendo ensino desde a educação infantil até a pós-graduação. O conceito do Índice Geral de Cursos do Inep/MEC a coloca como a melhor universidade não pública do Estado. A Univali também aparece entre as melhores da América Latina, nos rankings THE – Times High Education, QS University e Webmotronics.
 
“Comemoramos essa trajetória cientes de que é nosso desafio, enquanto universidade comunitária, apoiar nossa região. Demos as mãos com as comunidades que nos acolhem, com o poder público, instituições e organizações da sociedade, em parcerias técnicas e de apoio financeiro aos estudantes, oportunizando que cada vez mais pessoas tenham acesso ao ensino superior transformador e de excelência.", afirma o reitor, Valdir Cechinel Filho. E complementa:
 
“Felizes em comemorar 57 anos, continuamos evoluindo porque é de nossa natureza e força estarmos sempre em movimento - com humildade e sabendo que muito ainda precisa ser feito -, temos orgulho por tudo que já conquistamos, com sensibilidade para perceber os desafios que se avizinham e a importância do nosso papel para contribuir, cada vez mais, com a educação e o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil".
 
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) compreende, atualmente, um universo que conta mais de 23 mil alunos, dois colégios, 100 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância; 50 cursos de especialização em andamento, doze mestrados e seis doutorados – todos recomendados pela Capes/MEC; bibliotecas em todos os campi com mais de 200 mil livros, periódicos e acesso a bases de dados; mais de 500 salas de aula e 250 laboratórios. Corpo docente composto por 1.133 professores (83,25% deles mestres e doutores) e 1.021 funcionários administrativos; e uma estação de rádio e TV.
 
Na área de pesquisa, atuam, de forma permanente, mais de 150 grupos de pesquisa, e a Univali conta hoje com 20 professores com bolsa de produtividade em pesquisa (Bolsa PQ) do CNPq e quatro professores com bolsa de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (Bolsa DT) do CNPq, o que posiciona a Instituição entre as instituições de ensino superior com mais pesquisadores bolsistas de produtividade em Santa Catarina. Já na extensão, atualmente, são 13 programas institucionais e 65 projetos, interferindo positivamente nas comunidades de entorno.
 
Assim, a Univali atua no ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização, em grandes áreas do conhecimento: Escola de Ciências da Saúde; Escola de Negócios; Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade; Escola de Educação; Escola do Mar, Ciência e Tecnologia; e Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, presente em todo o litoral Centro-Norte de Santa Catarina, nos municípios de Balneário Piçarras, Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS