quinta, 28 de março de 2024
Saúde
27/08/2021 | 15:33

Centro de Referência Médica São Judas oferece Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O Centro de Referência Médica (CRM) São Judas conta agora com três Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para atender à população: Ventosaterapia, Auriculoterapia, Liberação Miofascial e Agulhamento a seco. Os pacientes interessados nas novas técnicas podem buscar o encaminhamento para o serviço na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou no próprio CRM. As terapias são indicadas para prevenção e tratamento de dores musculares, melhora da circulação sanguínea, problemas reumáticos, cardíacos ou digestivos, entre outros
 
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Em Itajaí, essas terapias são ofertas desde 2008.
 
O Centro de Referência Médica São Judas fica na Rua Carolina Vailatti, s/n°, atrás do Asilo Dom Bosco, no bairro São Judas.
 
Conheça mais sobre as práticas disponíveis no CRM:
 
Ventosaterpia: essa técnica aumenta o espaço de circulação dos vasos sanguíneos e linfáticos, promovendo um melhora da circulação sanguínea e linfática. A ventosa utilizada no procedimento pode ser aplicada de forma estática ou dinâmica. A técnica promove relaxamento da musculatura, alivia de tensões, diminui dores e edemas, fortalece os vasos sanguíneos, aumenta a produção de líquido sinovial nas articulações, entre outros benefícios.
 
Auriculoterapia: a prática é muito semelhante à acupuntura, pois estimula pontos específicos nas orelhas do paciente, podendo tratar problemas em diversos órgãos do corpo. Este recurso é indicado no tratamento de dores por torções, contraturas ou distensões musculares, além de problemas reumáticos, cardíacos ou digestivos, por exemplo.
 
Liberação Miofascial: é uma técnica que pressiona pontos específicos do corpo no intuito de prevenir lesões e aliviar dores musculares. Essa PICS promove alguns benefícios, como relaxamento muscular, mobilidade das articulações e alívio de dores crônicas. O procedimento pode ser feito de maneira manual ou auto-aplicação.
 
Agulhamento a seco: é um procedimento comum de tratamento em dor miofascial que envolve uma agulha muito fina sendo inserida e manipulada através da pele, de modo a estimular um ponto gatilho muscular que causa dor e incapacidade. Este método terapêutico é eficaz para lesões dolorosas e inflamatórias, pois remove sinais de dor dos pontos de gatilho, melhora a cicatrização geral do tecido, a dor e a função. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS