quinta, 28 de março de 2024
Cultura
19/08/2021 | 16:55

4ª Semana Cultural Lusitana de Itajaí promove formação em cultura popular

A 4ª Semana Cultural Lusitana – Conexão Itajaí x Portugal promove no dia 23 de agosto, às 19h, um curso online e gratuito para professores da Rede Municipal de Ensino e pessoas de outras áreas interessados em cultura popular como folcloristas, artistas, produtores culturais e estudantes. A ação formativa irá abordar a Herança Portuguesa na cidade de Itajaí por meio do Canal de Youtube “Cultura Popular Itajaí”. A live tem apoio da Biblioteca Pública de Itajaí e patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí por meio do Instituto Sorrir. 
 
Alusivo ao Dia do Folclore (22 de agosto), a formação busca ampliar o contato da população em geral com as tradições, histórias e crenças de seu povo e também capacitar agentes multiplicadores (professores) para que as ações de divulgação e valorização dessa cultura tenham impacto positivo desde a primeira infância. 
 
“A formação fará um resgate cultural de diversos aspectos da herança portuguesa na cidade de Itajaí como gastronomia, religião, patrimônio e dança. Gerando conhecimento, dando visibilidade a nossa história, promovendo o intercâmbio entre os profissionais desta área, além de valorizar a cultura do nosso estado”, conta a coordenadora da Semana Cultural Lusitana, Graziela Pereira.
 
Ao vivo e com duração de duas horas, o curso dá direito a certificado de conclusão. Os interessados em seguir com a pesquisa, poderão acessar o site <https://culturapopularitajai.com.br> como fonte para complementar os estudos. O endereço eletrônico traz diversos conteúdos relacionados a temática com temas históricos, de patrimônio público e folclóricos. 
 
O curso será ministrado pelos professores e folcloristas Graziela Pereira e Luiz Antônio Patrício e mediado pela Diretora da Biblioteca Pública, Patrícia Argus. Durante a live serão realizados sorteios e as escolas presentes podem ser sorteadas para ganhar algumas ações artísticas com o tema “folclore”. 
 
4ª Semana Cultural Lusitana
 
O curso online e gratuito de formação para professores da Rede Municipal de Ensino e pessoas de outras áreas interessados em cultura popular como folcloristas, artistas, produtores culturais e estudantes é uma das ações do projeto 4ª Semana Cultural Lusitana – Conexão Itajaí x Portugal. A iniciativa conta com o site <https://culturapopularitajai.com.br> trazendo diversos conteúdos sobre a cultura portuguesa e de base açoriana.
 
O projeto cultural conta ainda com mostra virtual de danças trazendo quatro atrações artísticas de danças e músicas. Estas atrações vêm de Itajaí, Porto Belo, São José e Curitiba. O objetivo é apresentar à população a variedade e a riqueza da cultura portuguesa. 
 
A Semana Cultural Lusitana de Itajaí tem apoio da Prefeitura de Itajaí e da Fundação Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Instituto Sorrir, por meio de isenção fiscal. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS