sexta, 19 de abril de 2024
Educação
19/08/2021 | 16:52

ALUNOS DA ESCOLA S DE ITAJAÍ GANHAM MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

Estudantes da Escola S de Itajaí provam a cada dia que, é possível se destacar nos estudos, mesmo durante este período de pandemia que ainda vivemos.  O resultado disto é a classificação de sete alunos em duas importantes competições de conhecimento do país, a Olimpíada Nacional de Ciência – ONC e a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, sendo que nesta última, Itajaí conquistou duas medalhas de ouro, com os estudantes Matheus Meirinho, 18 anos de idade e Francisco Medeiros Matsunaga, 17, ambos do Ensino Médio.
 
“Eu sempre falei pros meus amigos que essa é uma prova muito inteligente, pois ela realmente faz com que você use o seu conhecimento a fim de compreender melhor astronomia e testar se você realmente tem os conhecimentos nesta área. Eu fiz a prova, foi a minha segunda vez e desta vez eu consegui ganhar ouro e muito feliz e muito animado, porque era uma conquista que eu já almejada há algum tempo. (...) foi um mérito em conjunto, tanto meu quanto do professor”, agradeceu o aluno Matheus. “Foi algo que me deixou muito feliz já que é mais uma conquista”, completou Francisco.
 
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa.  O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando, além dos alunos, toda a sociedade.
 
Na OBA, os estudantes premiados recebem medalhas, mas aqueles que tiverem as melhores notas também podem ser escolhidos para participar da Jornada Espacial que, no momento, está suspensa devido à pandemia. As notas podem ainda, valer a possibilidade de fazer as provas e ser selecionado para compor uma das equipes que vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica – IOAA ou na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, OLAA.
 
CLASSIFICADOS NA ONC
Já na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC a Escola S de Itajaí teve cinco estudantes classificados para a segunda fase da competição. Entre eles, os alunos Giovana Rescaroli, do 2º ano do Ensino Médio e Caroline Erkmann Bechtold, Cauã Silva de Andrade, Elena Nunes e Matheus Meirinho, do 3º ano do ensino médio.  As próximas provas acontecem no dia 03 de setembro, também on-line. A cerimônia de premiação será no dia 27 de outubro.
 
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física - SBF ; Associação Brasileira de Química – ABQ; Instituto BUTANTAN; Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Participaram estudantes de todo o Brasil, regularmente matriculados no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; no Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas, cujas unidades escolares fizerem a adesão. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. 
 
“Isso faz parte da nossa prática: incentivar essa autonomia do aluno, essa questão dele buscar além da sala de aula, e apesar de toda a pandemia que a gente vem sofrendo nestes quase dois anos, a escola não parou, os alunos estão estudando e se dedicando e um exemplo disso, são esses resultados. Ano passado, a gente já teve outro aluno medalhista e agora veio pra eles o desafio de nos próximos meses estar participando de uma qualificação para, quem sabe, representar o nosso país, numa olimpíada, numa etapa sul-americana  ou mundial. Então a gente só tem a agradecer os alunos e as famílias por essa parceria”, concluiu o supervisor do Ensino Médio SESI SENAI na Foz do rio Itajaí, Anderson Colla.  
 
 
*** LEGENDA DA FOTO: Na foto estão os alunos da Escola S de Itajaí que foram premiados com a medalha de ouro na OBA, Francisco Medeiros Matsunaga (E) e Matheus Meirinho (D) com o professor Leonardo Xavier Neves, que orientou a dupla.  

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS