sexta, 19 de abril de 2024
Esportes
06/08/2021 | 16:48

Estudante do Colégio São José representa o Brasil no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

O estudante de Itajaí, Gabriel Fernandes Mello Ferreira, 16 anos, é o representante do Brasil no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize - SJWP) na Suécia. A final da premiação acontecerá, de forma virtual, no dia 24 de agosto, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo. 
Antes porém, do resultado final, os 32 estudantes que concorrem ao prêmio no mundo estão participando de uma avaliação popular do projeto relacionado à água mais inovador e empolgante do Stockholm Junior Water Prize. Gabriel precisa do seu voto para ajudá-lo a conquistar essa premiação. Para participar basta apontar e câmera no QR Code da imagem ou acessar diretamente a página do concurso. A votação segue até o dia 12 de agosto. 
Gabriel é estudante da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio São José e desenvolveu um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs). Como a apresentação do projeto está descrito no SJWP, o sistema idealizado pelo estudante de Itajaí possiu um mecanismo de filtração de microplástico de fácil manuseio e acessível devido ao baixo custo dos materiais para aplicação nas ETAs. O sistema foi construído e testado para simular as condições desse ambiente. As simulações demonstraram a eficácia do filtro projetado, o filtro atingiu 80% de eficiência e retrai partículas ainda menores que 300 µm.
O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo reúne jovens inovadores entre 15 e 20 anos do mundo todo e que sejam desenvolvedores de projetos relacionados à água e os desafios da sustentabilidade nesta temática. O aluno do Colégio São José, sob a orientação da professora Fernanda Poleza, criou um sistema de filtragem que se mostrou 80% eficiente para reter microplásticos. O projeto, que também teve destaque pelo seu baixo custo, demonstra o risco de contaminação de diversos ambientes por estes organismos.
 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS