sexta, 19 de abril de 2024
Política
15/07/2021 | 12:01

Audiência pública vai discutir o tema “Cidades Inteligentes” em Itajaí

Já pensou morar em uma cidade totalmente voltada para a qualidade de vida dos moradores? Construída com base no planejamento? Que otimiza a utilização de recursos? Essas são características das “Cidades Inteligentes”, também chamadas de Smart Cities, um novo modelo de cidade que vem ganhando cada vez mais espaço, pois possibilita a interação das pessoas. Nesse modelo, a tecnologia é usada de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, a mobilidade urbana, a energia, criar soluções sustentáveis, além de outros serviços necessários para servir melhor os cidadãos.
 
Para uma cidade se tornar inteligente o caminho é longo, pois não basta, por exemplo, a economia local ser forte, mas a riqueza mal distribuída. Também não adianta gerar empregos e, ao mesmo tempo, aumentar os índices de poluição ambiental. Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2020, São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. O estudo, elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.  O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR). 
 
Itajaí aparece na 18ª colocação do ranking geral, mas existem potencialidades locais para que o município alcance o topo da lista, principalmente porque a cidade está em constante movimento, se consolidando como um local de investimentos empresariais, prediais e sociais.
 
Para fomentar as discussões sobre o tema “Cidades Inteligentes” no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), está promovendo uma audiência pública. O evento está marcado para a próxima segunda-feira, dia 19, às 18h30min, e deve acontecer no formato híbrido, com participações presenciais na Câmara, respeitando as regras sanitárias, e participações online.
 
“É muito importante debater esse tema agora, pois nos preparamos para a era pós-pandemia, onde o uso e incremento das tecnologias se acelera. Precisamos colocar a nossa cidade como protagonista nessa área, para que ela continue sendo atrativa aos investidores e, ao mesmo tempo, forneça qualidade de vida para quem mora aqui”, destaca Werner.
 
Serviço:
O que: Audiência pública sobre Cidades Inteligentes 
📅Quando: 19/07
📍Local: Câmara de Vereadores de Itajaí – Transmissão pelo canal do YouTube da Câmara
⏱️Horário: A partir das 18h30min
 
Convidados confirmados:
Deputada Federal Ângela Amin (PP) - Tema de abordagem: Livro - Cidades Inteligentes e ações da Câmara dos Deputados.
Professor- Advogado, Conselheiro Estadual da OAB/Santa Catarina, Mestre em Direito, Professor de Graduação em Direito, Pós-Graduação, e na Escola da Magistratura e Mestrado em Políticas Públicas: Alexandre dos Santos Priess
Diretor Executivo  de Gestão Urbana Dalmo Vieira Filho - Tema de abordagem: Humanização das Cidades Inteligentes
Secretário do Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí Rodrigo Lamim.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS