quinta, 28 de março de 2024
Saúde
14/07/2021 | 08:50

Julho amarelo: Navegantes disponibiliza exames para diagnóstico da hepatite

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (CETA), chama a atenção da população quanto aos perigos que a hepatite pode acarretar na vida das pessoas, aproveitando o Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais. 
 
O município alerta a população quanto aos cuidados para evitar a transmissão e também o diagnóstico precoce, pois, essa doença, muitas vezes silenciosa, pode não apresentar sintomas até que atinja maior gravidade. Em Navegantes, 500 pacientes são atendidos por hepatites crônicas no CETA.
 
Para a realização do teste, o paciente pode se dirigir à Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou então ao CETA, que fica na Avenida Santos Dumont, 448, Centro, não sendo necessário encaminhamento médico para realização do exame. Caso o resultado seja positivo, o município disponibiliza o atendimento para acompanhamento da possível evolução da doença.
 
Sobre a doença
 
As hepatites são classificadas por letras do alfabeto em A, B, C, D e E, sendo que os tipos B e C podem cronificar e, por isso, podem trazer mais riscos às pessoas, uma vez que se tratam de doenças silenciosas, podendo se manifestar somente em quadros mais avançados. 
 
As hepatites crônicas, se não tratadas, podem evoluir para fibrose (cicatriz no fígado), cirrose ou câncer no fígado, sendo necessária a realização de um transplante. 
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais e complicações derivadas delas são responsáveis por cerca cerca de 1,4 milhão de mortes no mundo anualmente. 
 
O paciente pode conviver durante décadas com essas doenças sem ter nenhum sintoma. Por isso, é importante prevenir-se. Contra as hepatites A e B, existem vacinas, que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, disponíveis na rede pública.
 
Autor: Maila Santos SC 01773/JP

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS