quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/07/2021 | 11:51

Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú firmam acordo para construção de túnel no Itajaí-Açu e transporte integrado na região

Os municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú deram o primeiro passo para o maior projeto de interligação regional no estado de Santa Catarina. A construção do túnel no rio Itajaí-Açu é a obra mais audaciosa do Projeto de Mobilidade Integrada da Região da Foz do Rio Itajaí. Nesta segunda-feira (12), as cidades enviaram os documentos para a autorização de aporte financeiro do Banco Mundial junto à União. Além da obra de infraestrutura, o projeto implantará uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri) com a utilização de veículos elétricos e reurbanização de vias.

A proposta foi apresentada pelo corpo técnico da Amfri na última sexta-feira (09), com a participação dos prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. O novo modelo de mobilidade contará ainda com a interligação entre Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Como avaliam os prefeitos
O projeto contou com o apoio das equipes técnicas dos três municípios e a aprovação de cada prefeito. Para Volnei Morastoni, de Itajaí, o projeto consolidará toda região como uma metrópole. ““Estes projetos são benéficos para todos os cidadãos. Temos como exemplo as várias obras que estamos conduzindo em nossa cidade com o Fonplata. Elas são rentáveis, pois são verdadeiros catalizadores de novos investimentos privados, além de garantirem significativa economia nos deslocamentos e qualidade de vida à população”, complementa Morastoni.

Para Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, a iniciativa servirá de exemplo para outros municípios do Brasil. “Eles criam um clima de otimismo com as pessoas e investidores. Com certeza, temos muito mais a ganhar”, avalia Oliveira. “Navegantes tem ainda muito para crescer, será muito beneficiada e isso traz vantagens para toda a região”, afirma o prefeito Liba Fronza, de Navegantes. Para Liba, a nova ligação entre Itajaí e Navegantes refletirá positivamente em outros municípios da Amfri.

Túnel Itajaí x Navegantes
Depois da discussão e análise técnica, os municípios optaram por um túnel imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o túnel será baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá.

O projeto ainda está em fase de detalhamento e elaboração. A obra deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.

A solução vem atender a uma das maiores demandas regionais das últimas décadas. Os cidadãos de Itajaí e Navegantes e toda região anseiam melhores condições de deslocamento e fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes sem ter necessidade do uso da BR-101, por exemplo.

Sistema integrado
O STCR/AMFRI terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.

Nos quatro eixos, o projeto atenderá a todos os municípios de compõem a Amfri. O sistema central conectará o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. O Sistema Norte atenderá os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já Sistema Sul, abrangerá Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Por fim, o Sistema Oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.

O sistema central terá frota composta exclusivamente por veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Já os Sistemas Norte, Sul e Oeste terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI. A utilização de frota elétrica traz uma proposta moderna e sustentável para toda a região.

A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).

O STCR/AMFRI prevê ainda investimentos em reurbanização e implantação de 105 quilômetros de novas ciclovias que se juntam aos 108 km já existentes para formar uma rede que permita ao usuário combinar o deslocamento por bicicleta com o uso do transporte coletivo.

Todas essas transformações na região estão previstas para iniciar sua implantação em 2024 e o prazo de entrega é de quatro anos. As mudanças serão garantidas financeiramente pelo Banco Mundial, com responsabilidade de execução dos municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, em gestão compartilhada também com Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS