sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/05/2021 | 17:04

Lançamento do programa Lixo Zero nas Escolas marca abertura da Semana do Meio Ambiente em Itajaí

O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), realizou na manhã deste domingo (30), a abertura da Semana do Meio Ambiente 2021. O lançamento do Programa Lixo Zero nas Escolas foi o principal destaque do ato, que ocorreu em frente ao Centreventos. A ação será implantada inicialmente no Cedin Emílio Gazaniga Junior, no bairro Cidade Nova, e na Escola Básica Prof. Maria José Hulse Peixoto, na Murta.

O objetivo do Programa Lixo Zero nas Escolas é introduzir a educação ambiental nas unidades escolares do município e ensinar a forma correta de descarte de resíduos para os estudantes. O projeto piloto ainda vai proporcionar a formação de cidadãos conscientes em relação às práticas sustentáveis e incluir no currículo escolar assuntos relacionados ao manejo dos resíduos sólidos. A intenção é que os alunos sejam multiplicadores dos conteúdos com amigos e familiares.

O programa Lixo Zero nas Escolas será dividido em etapas. O projeto começa análise da realidade da unidade escolar e treinamento para profissionais sobre a gestão de resíduos e o funcionamento do programa. Na próxima etapa, a escola passa a fazer o descarte correto dos resíduos. O material será quantificado e também serão instaladas uma composteira e uma horta na escola. No final do ano letivo, as unidades que atenderem aos critérios de avaliação serão certificadas como “Escola Lixo Zero”. O certificado é válido por um ano.

“É uma satisfação duas escolas estarem participando do programa Lixo Zero, que tem o intuito de encaminhar corretamente os resíduos e trabalhar uma consciência nos nossos alunos para que sejam cidadãos mais conscientes do que somos hoje. Que essa ideia possa se espalhar para as demais unidades de ensino”, afirmou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Cardoso Furtado.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou, durante a abertura, que Itajaí possui um planejamento estratégico que objetiva para 2040 uma cidade moderna, sustentável e com justiça social, além de ter assinado a carta compromisso de “Mares Limpos” com a ONU durante a regata de volta ao mundo The Ocean Race.

“Essa mudança para redução do plástico nos mares começa dentro da nossa casa, na escola, nos nossos escritórios, em lojas e bares, todos os ambientes devem estar comprometidos com essa consciência ambiental. E agora estamos iniciando esse movimento Lixo Zero nas Escolas. Espero que a partir da nossa rede escolar possamos dar um passo importante e que está em consonância com os Mares Limpos”, afirmou o prefeito.

Ecoponto vai atender a comunidade

Durante a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente também ocorreu inauguração do ecoponto que foi instalado em frente ao Centreventos. O local faz parte do projeto Recicla Itajaí e receberá resíduos recicláveis da população, como óleo de cozinha, pilhas e baterias, lâmpadas e pequenos eletroeletrônicos. Os materiais recebidos no ecoponto são encaminhados para cooperativas de reciclagem do município, como Cooperfoz e ReciclaVale, para correta destinação.

O ecoponto ficará à disposição da população 24 horas, durante os sete dias da semana. Basta o morador depositar os resíduos recicláveis nos respectivos locais de descarte. O atendimento presencial ocorrerá de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Selo Verde contempla três empresas

Outro destaque foi a entrega do Selo Verde neste domingo. A premiação contempla empresas que desempenham atividades com o menor impacto ambiental possível. A certificação torna público o comprometimento com medidas sustentáveis e a redução de consumo de recursos naturais. Três empresas do ramo da construção civil foram premiadas com Selo Verde na solenidade: Empreendimento Life Residence, da construtora Edificart; Empreendimento Brava Valley Home Club, da Construtora CN; e Empreendimento Barão de Albuquerque, da Construtora Passe.

As empresas que não atingiram a pontuação necessária para receber o Selo Verde ou que não se enquadram na categoria da construção civil foram contempladas com o Certificado de Práticas Sustentáveis.

Dia do Lixo Zero

Neste domingo, Dia Municipal do Lixo Zero, as equipes do INIS ainda promoveram uma ação de limpeza na Beira-Rio em parceria com Associação Náutica de Itajaí (ANI), que ajudou na limpeza pela água. Uma Blitz Educativa, com apoio da Guarda Ambiental, também conscientizou a população sobre o descarte correto dos resíduos. A programação da Semana do Meio Ambiente 2021 continua nos próximos dias com diversas ações e lives educativas para abordar a temática deste ano: “Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia”.

“A pandemia que é a tônica dessa semana promove um pare no nosso dia a dia para que possamos fazer reflexões sobre o meio ambiente e o que gostaríamos para o futuro. O INIS está preparado, tem uma equipe competente que se dedica a traçar estratégias e a fazer as devidas verificações para que possamos encaminhar o Município de Itajaí para sua autossutentabilidade até 2040”, ressaltou o diretor presidente do INIS, Vilson Sandrini.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Itajaí:

Segunda-feira (31/05)

19h - Live “Gestão de resíduos sólidos durante a pandemia”

Convidados: Rafael Langella e Djulie Tavares (Projeto Somos do Mar), Camila Burigo (Univali) e representante da empresa Ambiental/Recicla Itajaí

Transmissão através do canal do Youtube do INIS

Quarta-feira (02/06)

19h - Live “Importância dos espaços verdes em tempos de pandemia”

Convidados: Andreia Peixer (Rota de Trilhas) e Rodrigo Bicudo (FAACI)

Transmissão através do canal do Youtube do INIS

Sábado (05/06)

8h às 12h - Feira de Doação de Mudas Nativas

Local: Parque Natural Municipal do Atalaia

OBS: Será doada uma muda de planta por pessoa

8h às 12h - Inauguração Trilha das Cotias

Local: Parque Natural Municipal do Atalaia e Centro de Educação Ambiental (CEA)

Saídas: 8h30 e 10h30 do Parque do Atalaia; e 9h30 e 11h30 do Centro de Educação Ambiental. Duração da trilha: 1h

OBS: É necessário realizar o agendamento prévio pelo telefone (47) 3349-7255. Recomenda-se que os participantes usem roupas leves, calçado adequado para trilhas e levem água.

 

8h às 12h - Atividades Educativas em parceria com a Univali

Local: Centro de Educação Ambiental (Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, 1225, Cabeçudas)

8h às 12h - Limpeza da Praia do Atalaia e Caminho de Xinxiang

Local: Praia do Atalaia e Molhe da Barra

13h30 às 16h30 - Feira de Adoção de Animais

Local: Parcão (Praça da Genésio Miranda Lins, na Beira-Rio)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS