sábado, 15 de junho de 2024
Pandemia
25/05/2021 | 09:09

Coronavírus: Itajaí amplia oferta de teste antígeno para população

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a partir desta segunda-feira (24) a oferta dos testes antígeno para detecção do coronavírus. Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do CIS e do bairro Cordeiros, agora os pacientes atendidos pelas unidades básicas de saúde poderão fazer o exame em cinco laboratórios conveniados da cidade. O agendamento será feito pela própria unidade após o paciente passar por atendimento médico e receber requisição para o teste.
 
O teste antígeno detecta o coronavírus no período em que está ativo no organismo (entre o 1º e 7º dia de sintomas), diferentemente dos testes rápidos e sorológicos, que só podem ser feitos a partir do 8º dia de sintomas, pois detectam os anticorpos produzidos. A coleta deste exame é semelhante a do RT-PCR, com cotonetes (swab).
 
Após avaliação, o médico poderá solicitar o teste rápido para detecção de antígeno para pacientes com suspeita de Covid-19, caso haja necessidade. O exame será agendado pela unidade em um dos laboratórios conveniados: Batschauer, LEAC (UNIVALI), Central de Exames, Santa Flora e Laboratório Flor. O paciente deverá comparecer em algum dos postos de coleta do laboratório ao qual foi agendado na data e dentro do período disponibilizado para coleta, com a requisição médica original e documento com foto.
 
O resultado será disponibilizado em até 24 horas após a coleta pelo sistema de resultados on-line de cada laboratório e também para a unidade de saúde solicitante.
 
“O teste antígeno traz mais eficiência aos processos, permitindo que o paciente receba o resultado mais rápido. É importante lembrar que o tipo de teste é determinado pelo médico no momento da consulta e avaliação, conforme o dia de início dos sintomas. O tratamento e o isolamento domiciliar também devem ser seguidos adequadamente pelo paciente”, comenta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.
 
Outro benefício do teste antígeno é a facilidade no monitoramento do paciente. A equipe da Central de Monitoramento que realiza este trabalho consegue acessar o sistema em tempo real para dar início ao acompanhamento do usuário. A iniciativa também ajuda a evitar o agravamento do quadro clínico sem o devido monitoramento.
 
Pacientes que passarem por atendimento, com sintomas sugestivos de Covid-19 com início há oito ou mais dias, deverão fazer o teste rápido para detecção de anticorpos, já disponível em todas as unidades de saúde do município. 

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS