sexta, 29 de março de 2024
Pandemia
25/05/2021 | 08:55

COVID-19: Navegantes libera vacinação para pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades

Iniciou o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades ou deficiência permanente, em Navegantes.
 
A vacinação desse grupo começará na quarta-feira (26), em nove unidades básicas de saúde do município, onde também são feitos os agendamentos. São elas as UBSs Porto das Balsas, Meia Praia, Central, Machados, Escalvados, São Domingos 2, Gravatá, Verde Mar e São Pedro.
 
Os agendamentos podem ser feitos nos dois turnos (matutino e vespertino), já a aplicação das doses ocorre exclusivamente à tarde, em dias úteis. 
 
Para receber a vacina, as pessoas precisam apresentar documento original com foto, comprovante de residência, carteirinha de vacinação (se tiver), além de comprovante de comorbidade. O uso de máscara é obrigatório nas UBSs.
 
Conforme orienta o Governo do Estado, servem como documento de comprovação:
 
- Cadastros já existentes nas Unidades de Saúde ou outros serviços dos municípios que comprovem a condição de risco (comorbidade);
 
- Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID, dos últimos três anos para as condições permanentes;
 
- Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa;
 
- Prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados;
 
- Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento de acordo com os protocolos municipais.
 
No caso de obesidade mórbida (IMC maior que 40 kg/m2), poderá ser aceito laudo emitido por nutricionista e/ou profissionais da saúde de acordo com os protocolos municipais.
 
Para casos de hipertensão arterial estágios 1 e 2 (PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109 mmHg) são consideradas as seguintes situações:
 
- Para as pessoas a partir de 50 anos de idade em uso contínuo de medicamentos antihipertensivos, sejam aceitos atestados, laudos ou prescrições com a descrição “hipertensão arterial”;
 
- Para as pessoas entre 40 e 49 anos de idade em uso contínuo de medicamentos antihipertensivos e que apresentem obesidade de qualquer grau (IMC maior ou igual a 30), sejam aceitos atestados, laudos ou prescrições com a descrição “hipertensão arterial” e “obesidade grau I ou II” ou cálculo do IMC de acordo com os protocolos municipais.
 
As mudanças nesta fase da vacinação se deram por meio de uma Nota Técnica em conjunta do Governo do Estado, com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS), publicada na última sexta-feira (21).
 
::: Grupos de comorbidades :::
 
O Governo Federal fez suas próprias alterações no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. 
 
Em nova atualização, publicada na quinta-feira (20), foram adicionadas pessoas com doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou musculas, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares, aos grupos com comorbidades.
 
Confira abaixo a lista de comorbidades atualizada. Nas imagens em anexo, está a descrição completa de cada uma delas.
 
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva; 
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças neurológicas crônicas;
- Doença renal crônica;
- Imunocomprometidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obsevidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose hepática.
 
Para mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19, o munícipe pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), através do telefone (47) 3185-2367. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS