sexta, 19 de abril de 2024
Educação
18/05/2021 | 08:54

IFSC divulga calendário de processos seletivos para cursos com início no semestre 2021.2

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) divulgou na última semana o calendário com as datas referência dos processos seletivos para os cursos do IFSC com início no segundo semestre de 2021. Em função da pandemia e das alterações no calendário acadêmico, o segundo semestre iniciará entre os meses de agosto e outubro, a depender do calendário de cada câmpus.
 
Cursos técnicos
 
Para os cursos técnicos, a principal novidade é a realização dos processos seletivos para em dois períodos diferentes, em função do calendário acadêmico de cada câmpus. Nos câmpus Araranguá, Caçador, Criciúma, Gaspar, Jaraguá do Sul (Centro e Rau), Joinville e Palhoça, as inscrições serão realizadas entre 8 de junho e 9 de julho. Já para os câmpus Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Itajaí, Lages, São Carlos e São José, as inscrições serão de 3 a 30 de agosto. Os câmpus Garopaba, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê não irão ofertar cursos técnicos no segundo semestre.
 
A seleção dos cursos técnicos envolverá as três formas de oferta – integrados (para quem vai cursar o ensino médio junto com um curso técnico no IFSC), concomitantes (para quem está cursando o ensino médio em outra escola e quer fazer um técnico no IFSC) e subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio). 
 
Cursos de graduação
 
Os cursos de graduação seguem o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem. No segundo semestre de 2021, as inscrições estão previstas para o período entre 3 a 6 de agosto, com chamada única divulgada em 10 de agosto e matrículas de 11 a 16 de agosto. 
 
Cursos de pós-graduação (especializações e mestrados)
 
As pós-graduações (especializações e mestrados) terão calendários específicos, com inscrições abertas sempre entre os dias 10 e 30 de cada mês. O mês de abertura dependerá do calendário individual de cada curso.
 
Cursos de qualificação profissional e idiomas
 
Os cursos de idiomas e de qualificação profissional de curta duração terão dois ciclos de inscrições: o primeiro entre 12 de julho e 3 de agosto e o segundo entre 20 de setembro e 3 de outubro. Todos os cursos serão ofertados na modalidade a distância.
 
Proeja
 
Os cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) terão inscrições iniciando a partir do dia 15. O mês de oferta vai depender do calendário do câmpus ofertante. 
 
Transferências internas, externas e retornos
 
Os editais de transferência interna, externa e retorno serão lançados individualmente pelos câmpus, com mês a ser definido conforme calendário acadêmico local. As inscrições iniciarão sempre no dia 5 de cada mês.
 
O calendário completo de inscrições, com datas de matrículas e resultados, está disponível no Portal do IFSC.
 
Os interessados também podem deixar o e-mail em um Cadastro de Interesse, que a instituição envia um aviso por e-mail quando as inscrições são abertas.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS