sexta, 29 de março de 2024
Pandemia
12/05/2021 | 15:41

Itajaí inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades

O Município de Itajaí iniciou a vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades. A imunização ocorrerá em duas fases, conforme orientação do Governo do Estado e disponibilidade de vacinas. Mais de 200 pacientes com doença renal crônica, que fazem diálise na Associação Renal Vida, foram os primeiros imunizados nesta segunda (10) e terça-feira (11).
 
O próximo grupo contemplado será o de pessoas transplantadas (órgãos sólidos ou medula óssea). A vacinação destes pacientes inicia nesta quarta-feira (12), das 13h30 às 17h, na sala volante do Centreventos. Não é necessário agendamento. A comprovação do grupo de risco poderá ser feita por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica – deverá ser entregue uma cópia do documento no momento da aplicação da vacina.
 
No sábado (15), começa a imunização das pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com idades entre 59 a 40 anos. No sábado seguinte, dia 22 de maio, será a vez de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC na faixa etária de 39 a 18 anos. Estes usuários deverão apresentar um registro de que são beneficiários do programa e também da deficiência (documento original e cópia). A vacina será aplicada no Centreventos, das 8h às 17h, sem agendamento prévio.
 
Além destes dois grupos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está fazendo o levantamento do total de pessoas com síndrome de down, de 18 a 59 anos, que residem em Itajaí. Este grupo começa a ser vacinado na quinta-feira (13) nas instituições que freqüentam, neste primeiro momento.
 
O Município também aguarda novas orientações do Governo do Estado em relação à vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades (18 a 59 anos). Pessoas de 55 a 59 anos, com comorbidades, serão imunizadas através de agendamento nas unidades de saúde do município. A abertura do agendamento on-line deve ocorrer na próxima semana.
 
Os demais grupos com comorbidades serão contemplados na segunda fase da imunização, conforme faixa etária e disponibilidade de doses. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Alô Saúde Itajaí, no telefone 0800 642 5500.
 
“Os grupos prioritários com comorbidades contemplados na vacinação da Covid-19 serão ampliados gradualmente conforme o município receber doses da vacina. Estamos seguindo as recomendações do Governo do Estado e informaremos a todos as novas etapas”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.
 
Comorbidades contempladas na vacinação:
 
Conforme o Ministério da Saúde, para vacinação contra Covid-19 são consideradas as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardites e Pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS