quinta, 28 de março de 2024
Cultura
11/05/2021 | 14:29

Prefeitura de Bombinhas lança campanha #pescadatainhaépatrimônio

Com o intuito de valorizar a Pesca Artesanal da Tainha no município de Bombinhas, a Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas – Setur e da Fundação Municipal de Cultura – FMC, lançou a campanha #PescadaTainhaéPatrimônio. A ideia é fortalecer o turismo na baixa temporada, possibilitar uma harmonia entre a comunidade e visitantes, além de criar condições para a manutenção da atividade tradicional e da defesa do patrimônio bombinense.
 
 A temporada da Pesca Artesanal da Tainha acontece de 1º de maio a 31 de julho e integra o patrimônio histórico, artístico e cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina, conforme registro de número quatro, do livro I de registro dos saberes, concedido através da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, em maio de 2019. Assim, Bombinhas é a terceira comunidade pesqueira de SC a ter seus saberes salvaguardados em âmbito estadual.
 
A campanha contempla diversas ações realizadas durante o período da pesca, como o envio de ofícios com orientações às Secretarias de Turismo de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo e às marinas, escolinhas e associações de surfe da cidade; fixação de placas informativas nas praias e banners nos pontos turísticos; colocação de placas com a identificação dos portos e ranchos de pesca; plotagem dos carros institucionais; divulgação nas redes sociais; edição especial Pesca da Tainha do Pirão Cultural e do Descobrindo Bombinhas; veiculação de spots em emissora de rádio local; produção do talk show “Café com Tanhota” e divulgação dos restaurantes que oferecem pratos com tainha, através do selo “Aqui tem Tainha!”. 
 
Serão disponibilizados ao trade e à comunidade as artes dos materiais gráficos, como banner e plotagem do carro, e dos posts e materiais de divulgação para redes sociais, conforme forem publicados pelos canais institucionais. Os materiais podem ser baixados no link http://bit.ly/MateriaisPescadaTainha.
 
 O Pirão Cultural “Pesca da Tainha é Patrimônio” acontece nesta quarta-feira, 12/05, às 19h, ao vivo pelo Facebook e YouTube da Fundação Municipal de Cultura. O encontro de conhecimento traz os convidados Paulo Ricardo Schwingel, professor de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí – Univali; Ataíde Silva, representante da Associação de Pescadores Artesanais do Campeche; e Julio Yee e Vitor Paulo da Silva, representando os pescadores bombinenses, para uma roda de conversa sobre a atividade, os desafios e informações sobre sua manutenção.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS