sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/05/2021 | 16:27

Porto de Itajaí completa um ano de implantação de ações contra o COVID-19

Neste primeiro trimestre de 2021 completamos um ano de enfrentamento ao coronavírus. Neste período, o Porto adotou diversas medidas para frear a contaminação, adaptando o ambiente de trabalho e estimulando mudanças de hábitos. Como forma de recapitular os acontecimentos deste primeiro ano de pandemia, vamos listar algumas das medidas de prevenção que se mostraram mais eficazes nesta batalha contra o vírus.
 
Equipamentos de proteção individual
 
Os EPI’s são indispensáveis na área portuária por se tratar de um ambiente operacional com riscos físicos, durante a pandemia outros equipamentos de proteção foram adicionados para uso obrigatório. Desde o início do mês de fevereiro todos os colaboradores que tinham acesso a área portuária passaram a utilizar máscaras faciais descartáveis. A partir de março todos os colaboradores tiveram que aderir a máscara em todos os ambientes. A Superintendência passou a disponibilizar desde então duas máscaras por dia para todos, para que o colaborador pudesse usar máscaras seguras, limpas e fizesse a troca no tempo recomendado.
 
As luvas descartáveis também são obrigatórias na área portuária, e os guardas portuários são recomendados a fazer uso de óculos de proteção.
 
Higienização, sanitização e desinfecção de alto nível
 
Uma das medidas de prevenção coronavírus adotada pela Superintendência do Porto de Itajaí é a desinfecção e sanitização das áreas. A sanitização é feita a cada dois meses desde o início da pandemia, já a desinfecção é aplicada quando há algum caso suspeito identificado. Quando um colaborador é afastado com sintomas de COVID-19, é acionada uma desinfecção de alto nível nos ambientes que o colaborador teve acesso para que outras pessoas que circularem nos locais possam trabalhar com segurança.
 
Também são realizadas duas vezes por semana (nas segundas e quintas-feiras) a desinfecção de alto nível em todos os postos de trabalho da guarda portuária, por haver nesse setor uma maior circulação de pessoas. O produto utilizado na desinfecção é capaz de inativar a ação de microrganismos que estão nas superfícies.
 
Para estimular a limpeza das superfícies com maior contato, foi entregue aos colaboradores um kit limpeza que continha estopa e álcool líquido 70º para que eles pudessem limpar suas mesas, teclados, mouses e outros objetos com mais frequência.
 
Visto que a higienização das mãos é fundamental na prevenção do coronavírus, foraminstalados lavatórios na Área Portuária com dispensers com sabão líquido e papel toalha para que usuários pudessem ter acesso a mais pontos de lavagem das mãos. Além dos lavatórios, dispensers de álcool em gel foram instalados em todas as áreas de responsabilidade do Porto de Itajaí.
 
E para intensificar ainda mais os cuidados, foram instalados oito tapetes sanitários nas dependências do Porto de Itajaí, formando uma espécie de barreira nas entradas.
 
Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas do Porto de Itajaí, destaca que o Porto seguiu todas as recomendações da Anvisa e por isso conseguiu controlar o avanço da pandemia no Porto de Itajaí: De imediato já tivemos que nos adaptar aos protocolos da Anvisa, e internamente também baixamos as nossas resoluções, pra que a gente pudéssemos ter segurança nesta atividade essencial. O balanço que eu faço hoje é positivo porque nós tivemos a condição de manter as atividades conquistando altos índices de movimentação, aliando a isto um baixo índice de contaminação. Acredito que fizemos bem o nosso trabalho neste ano de 2020”, conta.
 
Comunicação
 
Os boletins informativos foram criados para levar ao colaborador informação confiável nesses tempos de enxurrada de informações e desinformação. O “Boletim Informativo Coronavírus” é enviado toda semana por e-mail, grupos de WhatsApp e fixado nos murais do Porto.
 
A partir de junho, o Projeto Enfranta Porto foi criado para trazer ao cotidiano do trabalhador a presença de profissionais da saúde para cuidar e orienta-los. Diariamente, os profissionais da saúde realizam Diálogo de Conscientização, em um momento onde são abordados diversos assuntos relacionados à saúde. O objetivo é reforçar a importância de práticas de prevenção, como o uso correto da máscara, distanciamento social, entre outros. Além de assuntos relacionados ao COVID-19, são levantados outros temas sobre saúde e bem-estar.
 
Os profissionais da saúde fazem triagens diárias na entrada dos turnos para identificar colaboradores que apresentam sintomas gripais ou aqueles que tiveram contato com algum infectado ou caso suspeito de Coronavírus. Essa triagem afastar casos suspeitos antes que ele possa ter contato com outras pessoas.
 
“A conscientização das pessoas que trabalham na atividade portuária foi essencial para termos conseguido dar continuidade nas atividades sem interromper nenhum dia de trabalho e ainda consegui um grande crescimento nos números movimentação, o que gera emprego e renda para nossa população. Conseguimos atravessar da melhor forma possível esse primeiro ano de pandemia”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS