sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/04/2021 | 09:44

30 de abril - Dia do Associativismo

Nesta sexta-feira, dia 30 de abril é comemorado o Dia do Associativismo. A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) comemora esta data reforçando a importância de promover ações de fortalecimento da classe empresarial com união e participação cooperativa. O associativismo é um trabalho de desenvolvimento e representatividade,  a fim de defender os interesses dos empresários diante de mundo cada vez mais competitivo, no qual as relações mercantis são cada vez mais antagônicas e,  se faz necessário,  fortalecer os empreendimentos a transformar as relações empresariais em atividades de parceria e colaboração, para o bem da sociedade, sendo cada vez mais necessário em um período globalizado no qual empreendedores de todo o país, com potenciais muitas vezes não reconhecidos pelas grandes empresas e marcas, podem se unir e criar sua própria associação.
 
A ACII, em seus 91 anos de fundação, é um marco na história de Itajaí. É uma entidade de classe sem fins lucrativos e conta atualmente com mais de seiscentos associados. Em 28 de maio de 1929, nascia com o objetivo de ser um espaço para debates e busca de soluções para os problemas do município e região e é patrimônio do seu quadro associativo e da comunidade itajaiense, cabendo reverenciar as lideranças que a dirigiram nesta trajetória.
 
No seu primeiro ano de atividade, engajou-se na luta em favor do Porto de Itajaí, reivindicou a construção do cais e a estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente, bandeira que levanta até os dias atuais. Foi fundamental na reivindicação para a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB), envolvimento que segue até os dias atuais, estando diretamente engajada na construção do Complexo Madre Teresa e na fundação da Associação Madre Teresa (AMT), que objetiva auxiliar nas demandas do hospital.  Hoje a ACII mantém, por meio de campanhas de doações, em apoio ao trabalho da AMT e do hospital no combate à pandemia do coronavírus.
A Associação pode ser considerada mola propulsora do crescimento econômico de Itajaí. Em meados da década de 70, seu empenho maior esteve relacionado à implantação de novas empresas para enriquecer o mercado itajaiense. Nas décadas seguintes, foram muitas as reivindicações para que a cidade e região continuassem em franca expansão, como a duplicação para BR-470, ampliação e melhorias para garantir competitividade ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú, melhorias no Aeroporto de Navegantes, campanha pela redução dos vereadores na Câmara de Vereadores de Itajaí e segue com vários engajamentos até hoje, dentre eles a atuação pela manutenção da autoridade portuária pública municipal do Porto de Itajaí, no processo de privatização.
A entidade também coparticipou da implantação do Posto da Polícia Federal para emissão de passaportes, no Itajaí Shopping. Foi força ativa para a fundação da Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí-Açú (Credifoz). Empregou esforços para a criação do Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, que se destina a promoção do Turismo nas cidades de Itajaí, Penha e Navegantes, é uma das entidades fundadoras do Observatório Social de Itajaí, que atua buscando contribuir para a melhoria da gestão pública e tem também seu braço social no Instituto Crescer, que investe em jovens aprendizes do município.
A ACII é integrante da Federação Catarinense de Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), maior sistema empresarial voluntário do Estado, que reúne mais de 34 mil empresas distribuídas por todo o Estado, e tem 50 anos de atuação, fazendo parte das 148 Associações Empresariais que compõem o quadro, fortalecendo ainda mais o associativismo catarinense e reforçando a força da união entre a classe empresarial, inclusive participando da diretoria da Federação.  
Tudo isso se traduz na frase lema da ACII: “Juntos somos mais fortes!”

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS