quinta, 28 de março de 2024
Saúde
30/04/2021 | 09:15

Saúde de Camboriú reativa campanha de doação de sangue

A Secretaria de Saúde de Camboriú de Camboriú, por meio do Núcleo de Atenção à Família (NASF), reativa a campanha de doação de sangue no município. A ação acontecerá no dia 13 de maio, sendo que a expectativa é que ocorra sempre a cada 15 dias o município fornecerá transporte para levar os voluntários que queiram doar sangue até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) em Blumenau. O objetivo é contribuir com o banco de sangue, que atende a demanda dos hospitais da região.
 
“Sabemos que por conta da pandemia do Covid-19 acabou tendo desabastecimento no banque de sangue nos últimos tempos, por isso, queremos ser a ponte. O fato de o município ter renovado a frota de veículos da saúde faz com que possamos fazer a diferença nesse momento”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
 
Conforme a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, os voluntários podem realizar o cadastro em todas As Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nossa equipe fará contato com todos os interessados que estiverem no cadastro e fará a avaliação para realizar agendamento do dia em que será realizado a doação”
 
O translado será programado para acontecer a cada 15 dias, com saída da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Porto Alegre, nº 300, Bairro Centro. Considerando todas as medidas de segurança em saúde, que visam evitar a proliferação do Covid-19, cada ação levará um técnico de enfermagem e no máximo 10 voluntários.
 
Quem pode doar sangue?
 
– Estar em boas condições de saúde;
 
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal e ambos devem portar documentaçãor no mínimo 50kg;
 
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
 
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
 
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS