sexta, 19 de abril de 2024
Geral
26/04/2021 | 14:41

Semasa é o único representante do Brasil em conferência global sobre saneamento

O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista Victor Silvestre, será um dos palestrantes da Global Water Artificial Intelligence Data Usage Innovation Congress 2021 (Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021). O convite foi feito pela London Business Conferences Group, do Reino Unido.
 
A autarquia de Itajaí será a única representante do Brasil no evento, a ser realizado nesta terça e quarta-feira (27 e 28). A palestra, ministrada em inglês, terá 35 minutos de duração e será aberta para perguntas dos participantes. O objetivo do evento é demonstrar experiências de serviços públicos de saneamento de vários países que representam inovação e tecnologia na gestão e operação de sistemas de distribuição de água. 
 
Além de Itajaí, representantes de companhias de saneamento de Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Porto (Portugal), Manila (Filipinas) e pelo menos cinco companhias do Reino Unido, entre elas uma companhia escocesa, já estão confirmados como palestrantes.
 
Tecnologia reduz perdas 
 
A temática abordada por Itajaí está relacionada com as formas de maximizar os dados através da tecnologia para gerenciar a rede de abastecimento, reduzir os vazamentos e melhorar a qualidade dos serviços. 
 
“No Semasa temos atuado fortemente na modernização do sistema de abastecimento, com uso de tecnologias que nos permitem monitorar a operação e os problemas, remotamente, através de um sistema combinado de rádio e fibra ótica que subsidia o sistema de telemetria. Esse é um dos trabalhos que serão apresentados na conferência global”, diz o diretor.
 
O sistema de controle de telemetria do Semasa funciona de duas maneiras. Uma delas monitora a distribuição de água, identifica falhas e opera o sistema de bombeamento a distância, com apoio de operadores. A autarquia também utiliza sistemas combinados com o apoio de programação, que atuam no bombeamento de água, de forma automática, sem o auxílio humano.
 
Isso significa que o software identifica automaticamente as leituras de pressão no sistema e controla o bombeamento de água, para que os níveis de pressão estabelecidos sejam mantidos até o consumidor. Com isso o Semasa consegue agir mais rapidamente em casos de vazamento, além de regular melhor a pressão, evitando perdas e possibilitando uma melhor prestação de serviço.
 
Após a realização do evento, o conteúdo ministrado será disponibilizado no site do Semasa, para que os consumidores tenham acesso livre. “É uma honra receber este reconhecimento e poder representar Itajaí e a autarquia em um congresso mundial, na presença de profissionais de diversas partes do mundo, para mostrar o que temos feito para aprimorar o saneamento e consequentemente a vida das pessoas”, completa. 
 
Em função das medidas de restrição, o evento ocorrerá on-line, o que permitirá que o case de Itajaí seja acompanhado em todo o mundo.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS