sexta, 19 de abril de 2024
Pandemia
20/04/2021 | 10:22

Itajaí tem alta taxa de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19

Mais de 96% das pessoas que precisavam receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 já foram imunizadas em Itajaí. O alto índice reflete a boa procura pela vacinação contra doença na cidade. Até a manhã desta segunda-feira (19), apenas 411 pessoas, que estão no prazo, ainda não haviam feito a segunda dose da vacina – o dado representa 4,05% de faltantes.
 
Uma das estratégias que tem facilitado o acesso à segunda dose é que o Município deixa o imunizante à disposição na sala volante do Centreventos para quem não conseguiu fazer a aplicação nas ações realizadas. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h. É importante também que os grupos prioritários evitem se deslocar para os locais de vacinação sem a confirmação da Secretaria de Saúde sobre a segunda dose.
 
“Os idosos, principalmente, devem ficar atentos às datas de segunda dose informadas pela Secretaria de Saúde nos canais oficiais. Na caderneta de vacina, é anotada uma previsão de data para que o morador se programe, porém não quer dizer que será naquele dia exato. É necessário aguardar as orientações do município para cada tipo de vacina”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.
 
 
De acordo com orientação do Governo do Estado, por meio de nota técnica, a vacina Coronavac/Sinovac deve ser feita com um intervalo máximo de 28 dias entre as doses. Já a segunda dose da Oxford/AstraZeneca é feita no prazo 90 dias após a primeira aplicação. Até as 18h30 desta segunda, 10.705 pessoas tomaram a primeira e a segunda doses da vacina em Itajaí.
 
“É muito importante que todos compareçam para fazer a segunda dose da vacina contra Covid-19. Somente o esquema vacinal completo garante maior proteção contra o vírus. Além disso, é essencial seguir com todas as medidas preventivas, como uso de máscara, higiene das mãos com álcool em gel e distanciamento social”, completa Paola.
 
A Vigilância Epidemiológica esclarece ainda que caso a pessoa contraia Covid-19 deverá aguardar 30 dias após o diagnóstico positivo para fazer a vacina. Também não é possível receber a dose com sintomas gripais. Estes podem ser alguns dos motivos para o atraso de dos moradores na aplicação do imunizante.
 
Em caso de dúvidas, é possível obter orientações pelo telefone 0800 642 5500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 
Novas ações
 
Nesta semana, o Município deve anunciar uma nova ação de segunda dose para aqueles idosos que foram imunizados no dia 31 de março. É importante que estas pessoas aguardem a orientação antes de se dirigir a uma sala de vacina.
 
Mais de 2,8 mil pessoas receberam a segunda dose da vacina em ações drive-thru organizadas pelo Município na semana passada. Foram abertos quatro polos de vacinação para atender aos moradores que tomaram a primeira dose nos dias 25 e 26 de março.
 
Fique atento aos intervalos entre as doses:
 
Coronavac/Sinovac: 28 dias
Oxford/AstraZeneca: 90 dias
 
Caso tenha perdido o prazo, procure a sala volante no Centreventos 


Fonte: PMI

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS