quinta, 28 de março de 2024
Pandemia
15/04/2021 | 14:59

Município de Itajaí implanta novo exame para coronavírus na UPA CIS

O Município implantou um novo exame para detecção do coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS). O teste antígeno, que tem resultado mais rápido e pode ser feito logo no começo dos sintomas, já está sendo realizado em pacientes suspeitos de Covid-19. O exame é feito mediante recomendação médica e garante maior agilidade no monitoramento, além da melhoria nos processos internos.
 
Com a implantação, agora o Município disponibiliza quatro tipos de testes de coronavírus: RT-PCR, teste rápido, teste sorológico e teste antígeno. Neste momento, o novo exame está sendo usado apenas na UPA CIS, mas a intenção da Secretaria de Saúde é expandir para outras unidades.
 
“O teste antígeno traz mais agilidade e eficiência os processos, permitindo que o paciente já saia da unidade com o resultado e o tratamento adequados. É importante lembrar que o tipo de teste é determinado pelo médico no momento da consulta e avaliação, conforme o dia de início dos sintomas. O tratamento e o isolamento domiciliar também devem ser seguidos adequadamente pelo paciente”, comenta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.
 
Como funciona
 
O teste antígeno detecta o coronavírus no período em que está ativo no organismo (entre o 1º e 7º dia de sintomas), diferentemente dos testes rápidos e sorológicos, que só podem ser feitos a partir do 8º dia de sintomas, pois detectam os anticorpos produzidos. A coleta deste exame é semelhante a do RT-PCR, com cotonetes (swab).
 
Após esse processo, a amostra é encaminhada para análise de laboratório contratado e o resultado sai em aproximadamente duas horas. O paciente aguarda o resultado na UPA e, em caso positivo, já recebe tratamento e o atestado para se afastar de suas atividades. Este teste é feito somente com recomendação médica.
 
Outro benefício do teste antígeno é a facilidade no monitoramento do paciente. A equipe que realiza este trabalho consegue acessar o sistema de teste em tempo real para dar início ao acompanhamento do usuário, seja ele positivo ou negativo sintomático. A iniciativa ajuda a evitar o agravamento do quadro clínico sem o devido monitoramento.
 
Desde a implantação, em 26 de março, até esta terça-feira (13), o Município de Itajaí realizou 2.585 testes antígenos na UPA CIS. Deste total, 702 tiveram resultado positivo e 1.883 negativo. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS