sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/04/2021 | 16:23

Mutirão de limpeza e combate à dengue iniciará pelo Cidade Nova nesta terça-feira (13)

O Município de Itajaí reforçará o combate ao mosquito transmissor da dengue com um mutirão de limpeza a partir desta terça-feira (13). O bairro Cidade Nova será o primeiro grande foco da força-tarefa encampada pelas secretarias Municipal de Obras e Saúde, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses. Na quarta-feira (14), o mutirão estará também no bairro São Judas.
 
Quase 30 pessoas – entre agentes de endemias e trabalhadores da Obras –, duas escavadeiras e seis caminhões estarão empenhados com exclusividade durante toda esta semana para a realização das limpezas de terrenos e calçadas. A ação tem como objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As ações serão intensificadas com a vistoria dos agentes de endemias e a aplicação de inseticida durante o período noturno. Itajaí registrou neste início de 2021, um aumento exponencial de casos de dengue, conforme divulgado no boletim epidemiológico mensal.
 
Durante os últimos dias, os moradores de São Judas e Cidade Nova foram orientados a deixarem em suas calçadas os materiais que desejam descartar e auxiliarem no recolhimento. Além disso, a Secretaria de Obras conta o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em seu pátio no bairro São João que recebe até um metro cúbico de resíduo.
 
Ação de limpeza e conscientização
A ação retira o lixo em Itajaí, orienta as comunidades na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor e também alerta para a destinação correta de eliminação dejetos. O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves (Dedé), lembra das repetidas ações de mutirão de limpeza nos bairros da cidade e do quanto o Município de Itajaí gasta nessas ações. “Vamos colocar as equipes de trabalho nesse mutirão pela necessidade de saúde pública, mas, ao mesmo tempo, essas máquinas e trabalhadores poderiam estar atuando na recuperação de ruas e embelezamento da cidade”, destaca Dedé.
 
Para denunciar
O Município de Itajaí orienta aos moradores para eliminarem os depósitos que podem acumular água de forma correta e receber o agente de endemias para orientação. O cidadão pode auxiliar com denúncias de focos de dengue e despejo de lixo irregular. Em casos de foco de dengue, o telefone é 3249-5573. O lixo jogado em terrenos é considerado crime e poder ser denunciado à Guarda Ambiental Municipal no telefone 153.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS