sexta, 29 de março de 2024
Pandemia
18/03/2021 | 09:52

Governadores do Sul anunciam medidas de cooperação no enfrentamento da pandemia

Foto: Peterson Paul / Secom

Os governadores dos três estados do Sul anunciaram na tarde desta quarta-feira, 17, medidas de cooperação no enfrentamento da Covid-19. Os chefes do Executivo se reuniram na Casa d’Agronômica e decidiram aumentar a integração entre os sistemas de regulação e a coordenação da compra de insumos por conta do momento crítico da pandemia. 

>>> Mais fotos na galeria 

Durante o encontro, os governadores tiveram reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o futuro ministro Marcelo Queiroga. Eles relataram a situação dos Estados e falaram sobre a necessidade de reforço no abastecimento de medicamentos e outros insumos.

O governador Carlos Moisés destacou que os três Estados também intensificarão os contatos com os laboratórios responsáveis pela fabricação de vacinas. Os Governos dos três estados possuem recursos separados para a aquisição de vacinas, porém defendem a submissão ao Plano Nacional de Imunização. 

“Os três estados do Sul estão vivendo momentos semelhantes no enfrentamento da pandemia e esse encontro serviu para reforçar os laços que historicamente nos unem. Também conversamos com o ministro Pazuello, que está deixando a pasta, e o novo ministro, Marcelo Queiroga. Eles nos asseguraram que haverá um novo impulso na entrega de doses de vacina, para dar um maior ritmo à campanha de imunização”, reforçou Carlos Moisés. 

O governador Ratinho Júnior, do Paraná, salientou que o Sul do Brasil no momento é o epicentro da nova variante do coronavírus (P1). Ele também ponderou que os três estados estão enfrentando uma escassez de medicamentos do kit intubação, o que reforça a necessidade de integração. 

“Queremos criar um planejamento estratégico entre os três estados. Primeiro, pegando a experiência de cada um e vendo o que está dando certo. Estamos com uma nova doença. O que vivemos de 10 de fevereiro para trás é muito diferente do que estamos passando agora”, contou Ratinho Júnior. 

Na avaliação do governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, embora o número de mortes esteja em alta, a tendência é de uma estabilização no número de casos. Apesar disso, reforçou ser preciso seguir vigilante e manter a expansão dos serviços. 

“É muito importante nos reunirmos presencialmente para trocarmos as melhores experiências. Os Estados do Sul possuem perfil socioeconômico semelhante e observaram um comportamento parecido ao longo de um ano de pandemia. Observamos inicialmente no mês de fevereiro esta forte inclinação na demanda de internações, em função da variante”, contou Leite. 

A reunião na Casa d’Agronômica contou com a presença dos secretários de Saúde dos três estados e dos demais membros do colegiado catarinense.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS