quinta, 28 de março de 2024
Saúde
04/03/2021 | 17:56

Itajaí registra aumento nos casos de dengue

Itajaí registrou aumento nos casos de dengue. Neste mês, a cidade chegou a nove pessoas positivas para a doença, sendo 07 casos autóctones (com transmissão dentro do município), 01 importado (transmissão fora da cidade) e 01 indeterminado (sem local de transmissão definido). Há ainda 131 casos suspeitos de dengue aguardando investigação. Os dados acendem um alerta para importância de reforçar os cuidados preventivos.

Os bairros que registraram casos positivos autóctones são: Cidade Nova (2 casos), Fazenda (2 casos), Cordeiros, São João e São Vicente (1 caso cada). De acordo com o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Itajaí contabiliza 235 focos do mosquito Aedes aegypti. Os locais mais afetados são: Cordeiros (52), São Vicente (40), Praia Brava (25) e Barra do Rio (22).

As ações de bloqueio nos locais onde foram registrados casos positivos estão sendo executadas nesta semana. As equipes atuam em um raio de 300 metros no entorno destas casas para orientação e eliminação de focos. Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, afirma que também será feita a aplicação de inseticida para exterminar os mosquitos adultos com o intuito de reduzir a transmissão da doença.

“É importante ressaltar que não podemos nos esquecer da dengue neste momento. A ocorrência de chuvas e temperaturas altas cria um clima propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a população tem que ser aliada na eliminação de recipientes que acumulam água, principalmente os pequenos depósitos, como potes, latas, pneus, plásticos, entre outros. Uma simples tampa de refrigerante com água parada pode ser o local escolhido pela fêmea para colocar seus ovos”, ressalta o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS