quinta, 28 de março de 2024
Pandemia
02/03/2021 | 15:08

Secretário da Saúde se reúne com prefeitos da AMFRI e destaca parcerias para enfrentamento à Covid-19

Fotos: Mauricio Vieira / Secom

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, se reuniu com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) na tarde desta segunda-feira, 1° de março, em Itajaí. No encontro, foram debatidas as demandas da saúde na região para o reforço do enfrentamento à Covid-19. O secretário destacou que o Governo do Estado está mobilizando todos os esforços para reverter a situação diante do aumento de casos do novo coronavírus.

Ele enfatizou ainda que a prioridade é aumentar o número de leitos e avançar nos processos relacionados aos enfrentamento da pandemia, com diagnóstico precoce qualificado, tratamento imediato dos pacientes, monitoramento e rastreabilidade. 

“Precisamos organizar a região para que a situação não se agrave, assim como foi no Oeste. Estamos oferecendo apoio com o custeio de leitos de retaguarda Covid para todos os hospitais do estado que tiverem interesse. Temos o entendimento que o momento é delicado e complexo e nós precisamos construir soluções e alternativas juntos, com a parceria dos municípios e hospitais”, pontuou, acrescentando que o Estado tem recebido importante apoio da Alesc. 

Motta Ribeiro frisou que a abertura de novos leitos de retaguarda na região vai permitir que os hospitais Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e o Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, possam ofertar mais serviços de alta complexidade. 

O presidente da Amfri e prefeito de Porto Belo, Emerson Luciano Stein, reforçou que a reunião foi positiva. “Ele ouviu nossas demandas, se comprometeu a auxiliar a região. O secretário foi bem claro: é preciso que os hospitais tenham leitos de retaguarda. Então já estamos nos organizando para isso. Temos certeza que, com a união entre os municípios e Estado e decisões regionalizadas, conseguiremos atender de fato nossas demandas”, afirmou.

Acompanharam a reunião os deputados estaduais Onir Mocellin, Laércio Schuster e Ana Campagnolo, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni e outros prefeitos e autoridades da região.

Obras no Marieta 

No início da tarde, o secretário esteve no Hospital Marieta Konder Bornhausen e vistoriou as obras de ampliação que estão sendo executadas. Motta Ribeiro conversou com os gestores e destacou a importância da ampliação dos serviços, especialmente em números de leitos UTI, assim como finalização das obras do hospital o mais breve possível.

“Precisamos ofertar mais e encontrar soluções. Estamos aqui para oferecer apoio, para nos unirmos e poder entregar uma saúde de acordo com o que a população espera de nós”, evidenciou o secretário. 

Alternativas como transformar 25 leitos de enfermaria em UTI Covid e pactuar novos leitos de retaguarda estão sendo avaliadas pelo hospital, município e Governo do Estado. Conforme os gestores da unidade, as obras no hospital estarão concluídas em 90 dias.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS