sexta, 29 de março de 2024
Cultura
24/02/2021 | 08:54

Ilustrador e equipe lançam "Turma do Sirizinho" em Penha para falar de ambiente e pandemia

Uma turminha muito especial criada em Penha vai invadir não só as redes sociais, mas também o universo da criança: a “Turma do Sirizinho”, criação original de Paulo Santos, que transformou uma bela narrativa local em livros infantis ilustrados que contam a aventura de uma turminha que se conheceu durante a pandemia, e trata de assuntos relativos à proteção animal e ao meio ambiente.

 

Entre os personagens, o Sirizinho, o tubarão Tutuba, a garça Garcilda, o vilão Fragaton, (uma fragata macho), o tucano fêmea Tuca, a capivara Captur, o gato do mato Félix e o cãozinho Bingo, e vivem suas aventuras em Armação do Itapocoróy, uma trupe que já conta com um livro publicado, “A Pandemia pela Ótica Animal”, da Editora WI, impresso graças a uma vaquinha virtual que levantou os recursos e cuja venda está disponível no site http://Turma-do-sirizinho.oncartx.io.

 

Segundo Paulo, seus personagens levem educação ambiental para as crianças, mas também oferecem um perfil musical – a primeira das músicas da turminha já está em todas as plataformas musicais, e muitas estão por vir. “Essas músicas sempre vem acompanhando nossas aventuras, e ainda um leque de produtos que estão em  projetos diversos, pois o público-alvo da turma é exigente e gosta muito de novidades”, observa ele. A criação de Paulo agora vai contar com o apoio da Fundação Municipal Cultural de Penha, através do professor Eduardo Bajara Souza.

 

Além de Paulo, nativo de Penha (mais precisamente Armação do Itapocoróy, como ele faz questão de frisar), a equipe é também composta pelo ilustrador Jimi Silva, morador da cidade de Macaé, no RJ, amigo do autor original há 15 anos, e o cantor e compositor Humberto Ribeiro, o Beto Ribas. A curiosidade é que eles trabalham em barcados em plataformas petrolíferas, e de lá, criam o material.

 

Beto Ribas compôs a primeira música da turminha e a produziu com um amigo produtor no RJ, Daniel Lemos. Juntos, eles estão trabalhando na composição e produção de outras canções. Outra parceria é com a arte designer Samira Zaida – e ela quem digitaliza as ilustrações feitas a mão por Jimi, seu primo.

 

“Nossa primeira parceria aqui em Santa Catarina foi com o Zoo de Pomerode e a empresa Serpa Tour, e nosso segundo livro já está em processo de ilustração. A história já foi escrita. Vamos contar a visita a  prima  Ararita (prima de Tuca, o tucano que mencionamos ela no primeiro livro). O projeto será financiado por esses dois apoiadores. Para transportar a turminha de Penha até Pomerode, surgiu o Tio Gentileza com sua Kombeleza. “Ficou uma história muito legal; vamos desmistificar a visão que algumas pessoas tem de que um zoo não é benéfico para os animais”.

 

Outro projeto do ilustrador é contar os 300 anos de história de Penha. Para tanto, ele também já criou um personagem histórico, e a ideia será eternizá-lo em Penha. Um terceiro projeto de livro visa mostrar a luta dos cãezinhos de rua e buscar apoio à causa animal. Interessados na compra do primeiro livro, lançado no último dia 20 de fevereiro, podem comprá-lo ao custo de R$ 39,90, e apoiar o projeto. O link está no site http://Turma-do-sirizinho.oncartx.io.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS