quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/02/2021 | 17:24

Município de Itajaí incentiva adoção de animais

Adotar um animal é um ato de amor e responsabilidade. Para incentivar mais essa prática, o Município de Itajaí está conscientizando a população para adoção de um bichinho na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA). A campanha é incentivada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e pela Guarda Municipal, por meio da Guarda Ambiental. No local, há 270 cães, 20 gatos e 19 cavalos para adoção responsável.

Para adotar um animal, além de oferecer um lar responsável, a pessoa deve estar disposta a proporcionar atenção e cuidar do seu novo amigo, especialmente porque muitos dos animais que chegam para acolhimento têm histórico de maus tratos. Em média, 27 animais chegam à UAPA para adoção semanalmente. Todos são cadastrados e recebem um microchip com suas informações detalhadas.

O processo de adoção é rápido e sem complicações. Basta apresentar um comprovante de residência e documento com foto. O responsável também assina um termo de posse, no qual estão os dados do animal, informações do proprietário e número do chip. A pessoa também deve se responsabilizar pelos cuidados ao bichinho.

Para adotar um cachorro da raça Pitbull é necessário realizar um cadastro de adoção antecipadamente no Instituto Itajaí Sustentável, localizado na Rua XV de Novembro, nº 378, bairro Centro. Já os que optarem por um animal filhote que ainda não passou pela castração, têm direito de realizá-la gratuitamente após os seis meses de idade.

A UAPA fica na Rua Manuel Bernardes, no bairro Itaipava. O atendimento para adoção ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Denúncias de maus tratos

Denúncias de maus tratos aos animais devem ser feitas para a Diretoria de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais, junto ao INIS. Os registros podem ser feitos pessoalmente na sede do instituto, através do site inis.itajai.sc.gov.br ou pelo telefone do plantão (47) 98857-2144.

A Guarda Municipal Ambiental (GAMF) também recebe denúncias através do telefone 153. Os guardas atuam em todos os tipos de ocorrências que envolvem animais domésticos, domesticáveis e silvestres, além de orientar e conscientizar a população.

Os animais recolhidos pela Guarda Ambiental também são encaminhados para Unidade de Atendimento Provisório de Animais de Itajaí. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS