sexta, 29 de março de 2024
Pandemia
18/02/2021 | 11:20

Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas preventivas no combate ao coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde está reiterando as medidas de prevenção no combate à Covid-19 após o aumento de casos no estado de Santa Catarina. Regiões, como, por exemplo, o Oeste catarinense, vem sofrendo com a sobrecarga no sistema de saúde. Para evitar o agravamento da situação também em Itajaí, cuja região passou para risco gravíssimo de transmissão da doença, a Secretaria reforça os cuidados para reduzir o contágio do vírus e pede a conscientização da população.

“A pandemia não acabou. As pessoas não podem relaxar em relação às medidas de prevenção. A vacinação massiva da população ainda irá demorar, enquanto isso todos precisam manter os cuidados para reduzir a transmissão da COVID-19. Somente com esforço coletivo poderemos evitar o colapso do sistema de saúde”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Relembre as medidas básicas de prevenção

- Usar máscara sempre que sair de casa
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel 70%
- Evitar tocar os olhos, boca e nariz sem antes higienizar as mãos
- Ao tossir, cobrir a boca com o antebraço ou um lenço
- Não compartilhar objetos pessoais, como celular, máscaras, copos e outros
- Lavar, antes e depois do uso, objetos de uso comum
- Tenha seu próprio copo, evite itens reutilizáveis de uso coletivo
- Evitar contato físico; ao cumprimentar, não abrace, beije ou aperte as mãos
- Evitar aglomerações
- Manter os ambientes arejados
- Evitar fazer viagens, somente se for extremamente necessário

Com a volta às aulas, o cuidado deve ser redobrado pelos pais e alunos. É importante que os estudantes tenham sempre uma máscara extra para troca a cada duas horas, além de levar uma garrafa de água individual. Na escola, também deve-se manter o distanciamento social.

Sintomas e tratamento

Caso apresente algum sintoma, como dor de cabeça, tosse, febre, cansaço ou perda de olfato/paladar, afaste-se de suas atividades e busque uma unidade de saúde para começar o atendimento precoce. Casos leves podem ir diretamente à unidade de saúde mais próxima de casa; já os pacientes com sinais moderados e graves devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS