quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/02/2021 | 20:49

Coronavírus em SC: Em Chapecó, governador anuncia ampliação de 34 leitos de UTI e 10 de enfermaria para enfrentamento à Covid-19 no Oeste

O governador Carlos Moisés anunciou nesta terça-feira, 16, em Chapecó, a ampliação de 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria na região Oeste. A ativação será de 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cinco de UTI no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, além de 10 leitos clínicos no Hospital Frei Bruno, em Xaxim. A previsão é de abrir as novas vagas até sexta-feira. A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento ao coronavírus na região.

“Estamos fazendo todos os esforços para distensionar o sistema de saúde da região e salvar o maior número de pessoas possível. Santa Catarina tem a menor taxa de letalidade do país e teve destaque entre outros estados brasileiros como a melhor gestão no coronavírus. Para que esses resultados continuem, precisamos da colaboração de todos, do cidadão e do município. Esse é um momento de união, temos que continuar de mãos dadas. Não deixaremos nenhum catarinense sem o recurso necessário para ter sobrevida”, afirmou o governador Carlos Moisés.

>>> Mais fotos na galeria 

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, agradeceu a pronta resposta do Governo do Estado e destacou a importância da ampliação de estrutura e equipe de saúde para a região: “Essa ação não é apenas para apagar um incêndio, mas para construir uma estrutura que nós iremos trabalhar para que seja mantida”. Ele também afirmou que houve pedido ao Ministério da Saúde de 100 mil doses de vacinas para reforçar o plano regional de imunização. De acordo com o governador Carlos Moisés, o Governo Federal também garantiu o custeio de R$ 1,6 mil por cada leito de UTI criado de janeiro a março na região.

O chefe do Executivo estadual destacou ainda, durante coletiva de imprensa, que serão contratados novos profissionais para os leitos ampliados em Xanxerê e Chapecó. Há uma expectativa também de criação de 150 novos leitos clínicos de retaguarda nos municípios de Ponte Serrada, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Cunha Porã, Nova Erechim, Palmitos e também Xaxim. 

Para o serviço inter-hospitalar da região - que deve ser ativado nesta semana - são duas ambulâncias de suporte avançado, que farão o transporte de pacientes entre os hospitais e UPAS. Também estão mobilizados os serviços aéreos da Segurança Pública estadual para a transferência de pacientes. 

Instalação do Centro Integrado de Operações



Acompanhado do secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e do superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, o chefe do Executivo estadual participou de reunião no Hospital Regional do Oeste e visitou o espaço onde serão instalados os novos leitos. Em seguida, em encontro com alguns prefeitos da região e secretários municipais de saúde, Carlos Moisés formalizou a instalação do Centro Integrado de Operações, em Chapecó, para alinhar as ações e estratégias de enfrentamento à Covid-19 no Oeste. O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), Regional Chapecó. 

O secretário Motta Ribeiro informou que nas últimas semanas foram entregues 25 ventiladores e 10 monitores para o HRO, dois ventiladores para o Hospital São José de Maravilha e nesta terça-feira, cinco para o Hospital São Paulo de Xanxerê e quatro bombas de infusão para Maravilha. Reforçou que a prioridade é aumentar o número de leitos e melhorar processos relacionados aos enfrentamento da pandemia, com diagnóstico precoce qualificado, tratamento imediato dos pacientes, monitoramento e rastreabilidade.

Repasse da Alesc

Durante a reunião, Carlos Moisés também lembrou o repasse de R$ 20 milhões feito pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e enalteceu a importância do trabalho conjunto entre os poderes. O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, acompanhou a agenda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS