sexta, 29 de março de 2024
Cultura
09/02/2021 | 15:18

PENHA: Portal Turístico abre espaço à Central de Artesanatos da APAOA e seus ofícios artesanais

Uma nova valorização e maior visibilidade para uma das mais importantes agremiações culturais de Penha: a Associação Penhense de Artes e Ofícios Artesanais (APAOA) completou dia 23 seu primeiro mês em novo endereço: o Portal Turístico de Penha, onde já está funcionando a nova central de venda de artesanatos, espaço cedido pelo Governo Municipal para beneficiar os 23 artesãos penhenses vinculados à entidade.

 

De acordo com a representante legal Isabel Gonzalez, a central de vendas está agora situada no andar térreo do portal, num espaço que recebe visitantes de todo o País. A entidade oferece nessa sala uma mostra da riqueza cultural e da habilidade dos 23 associados: produtos em crochê e tricô (como bolsas e peças de vestuário), artesanatos em conchas e escamas, bijuterias, chaveiros e imãs, flores artesanais, mandalas, quadros e pôsteres, entre outros objetos.

 

Segundo Isabel, atualmente são 13 artesãos mais frequentes a produzir o material que é reposto regularmente. Os temas celebram os pontos turísticos de Penha (como as praias, a arquitetura), e ainda equipamentos como Parque Beto Carrero World, a Capela Histórica de São João Batista, entre outros. Até mesmo uma versão artesanal da Consertada (cachaça típica de Penha) pode ser encontrada.

 

Isabel inclusive celebra: “Nós não vendemos a consertada pura e simplesmente; nós a oferecemos numa garrafa artesanal e com o logotipo turístico da cidade”, pontua. Também há degustação no local. Todos esses materiais são fruto de mãos habilidosas, como as dos artesãos Silvia Missfield, Silvio Inácio, Jaime Crisóstomo, Adriano Nalin, Viviane Moura, e Aida Aldana entre outros.

 

A central da APAOA funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábados e domingos das 11h às 19h. Já recebeu a visita de turistas de Rondônia e ainda mineiros, cariocas, paulistas, potiguares, entre outros. “A visitação está nos surpreendendo, porque ainda não havíamos feito uma divulgação na mídia mais abrangente”. A central de artesanatos ainda oferece folhetaria turística variada de Penha e da Costa Verde & Mar.

 

A APAOA ainda agradece ao apoio do Governo Municipal de Penha, que oficializou ano passado o convite para que os artesãos ocupassem o espaço do Portal Turístico e ali, pudessem impulsionar sua geração própria de renda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS