segunda, 08 de março de 2021
GERAL
Foto: Marcos Porto
19/01/2021 | 17:49

Vacinação contra COVID-19 inicia amanhã, quarta-feira (20), em Itajaí

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira (20) a campanha de vacinação contra a COVID-19. O ato simbólico de início da aplicação das doses ocorrerá no Centreventos, às 8h30, e será restrito à imprensa. A cidade recebeu do Governo do Estado, na manhã desta terça (19), 1.880 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A primeira pessoa a ser vacinada no Município será a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS), Jonilda Hugen Souza Vieira, de 47 anos. Servidora efetiva há 29 anos, Jonilda atua na área de urgência e emergência desde 2017 e está na linha de frente do combate à pandemia de coronavírus. A cerimônia simbólica de início da vacinação em Itajaí será limitada a duas pessoas por veículo de imprensa para evitar aglomerações.

Após a primeira aplicação, duas equipes volantes irão a campo vacinar os grupos prioritários. A estimativa da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, baseada em campanhas de vacinação anteriores, é que cerca de cinco mil pessoas integram esta primeira etapa. Porém, devido à quantidade limitada de vacinas que foram entregues ao Município, a população alvo será imunizada gradativamente, de acordo com a disponibilidade. O Estado não informou quando chegam novas doses, nem a data das próximas etapas da imunização.

?Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, bem como os demais grupos prioritários da primeira fase. A ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina. Neste momento, as doses não serão distribuídas nas unidades de saúde e no Centreventos devido ao baixo quantitativo. Porém, seguiremos o nosso plano estratégico assim que mais vacinas forem entregues?, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

A vacinação em Itajaí abrangerá os seguintes grupos, recomendados pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual: profissionais que atuam em UTIs COVID-19, profissionais que atuam em emergências COVID-19, profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19, profissionais do SAMU e profissionais do setor de transporte municipal que atuam diretamente na remoção de pacientes com COVID-19. Os locais que terão vacinação dos trabalhadores são os Hospitais Marieta e Pequeno Anjo, as UPAs CIS e do bairro Cordeiros, SAMU e setor de Transporte Municipal/COVID.

?Dar início à vacinação contra COVID-19 em Itajaí nos enche de esperança em uma nova fase, porém sabemos que a quantidade de doses da vacina é limitada e que ainda vamos demorar para imunizar toda a população que integra os grupos prioritários. Enquanto isso, temos que continuar mantendo todas as medidas preventivas recomendadas, como uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos e testagem?, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte. 

Compartilhar
JORNAL