sexta, 29 de março de 2024
Pandemia
15/01/2021 | 11:09

Centro de Reabilitação Pós-COVID completa um mês de funcionamento em Itajaí

O Centro de Reabilitação Pós-COVID de Itajaí completa nesta quinta-feira (14) um mês de funcionamento. A unidade, criada para reduzir e tratar os impactos da doença, já atendeu 85 pacientes neste período. O centro conta com uma equipe multiprofissional e realiza atendimentos em pessoas com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais em função da COVID-19.

Em média, são feitos seis acolhimentos por dia no novo centro. Dos 85 pacientes atendidos em um mês de funcionamento, 54% na está na faixa etária dos 60 a 70 anos, sendo a maioria deles homens. As principais queixas tratadas pelos profissionais são dispneia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, falta de memória e concentração. Alguns pacientes também relatam a permanência da perda de olfato e paladar. Já na área emocional, as reclamações mais frequentes são medo e ansiedade.

A unidade conta com uma equipe formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.

“Observamos que muitas pessoas têm a diminuição natural dos sintomas de 4 a 6 semanas após a Covid, mesmo sem nenhum tratamento. As sequelas que ficam após esse período variam conforme a intensidade da doença e o tipo de sintoma. Alguns pacientes são liberados após quatro semanas de tratamento e outros precisam de mais tempo de reabilitação, de acordo com a gravidade e tipo da lesão. Aqui no centro de reabilitação o paciente passa por essa avaliação e recebe o acompanhamento adequado para melhoria de sua qualidade de vida”, comenta o fisioterapeuta do Centro, Bruno Milanez.

Os servidores e residentes ainda oferecem outras abordagens de tratamento para a reabilitação, que contribuem positivamente na evolução dos quadros clínicos, como a aplicação de práticas integrativas e complementares em saúde: Reiki, auriculoterapia, reflexologia podal e fitoterapia, compreendendo os pacientes como seres integrais.

Quem ficou com sequelas da COVID-19 deve buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima para receber encaminhamento para o novo serviço. O Centro de Reabilitação Pós-COVID fica localizado no bairro Dom Bosco, na antiga unidade de saúde ao lado do Parque Dom Bosco. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone/whatsapp: (47) 9 8833-6547. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS