sexta, 29 de março de 2024
Saúde
13/01/2021 | 14:31

Saúde de Camboriú realiza ações alusivas ao Janeiro Branco

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza durante todo o mês algumas ações alusivas ao Janeiro Branco nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O mês foi criado para lembrar e alertar sobre os cuidados com a saúde mental, por isso, o objetivo é que as ações façam refletir sobre a importância dos cuidados consigo e com os que estão ao seu redor.

“Sabemos que os problemas com a saúde emocional cresceram significativamente nos últimos anos, principalmente neste momento de pandemia, em que há a necessidade do isolamento social. O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância de também  cuidar da saúde mental , por isso, planejamos um mês com intensificação nas ações de conscientização, tomando sempre os cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

As atividades consistem na presença das equipes multidisciplinares, que conta com profissionais como: psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermagem, entre outros, nas salas de espera de todas as UBSs, que realizarão em saúde para quem aguarda por atendimento, sempre respeitando os cuidados de segurança em saúde, como utilização de máscara, álcool em gel e distanciamento entre pessoas. Além da divulgação de material digital que aborde a temática prevenção e onde encontrar tratamento para problemas e doenças relacionadas à saúde mental.

A psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, lembra que neste momento de pandemia também “é preciso que se cuide mais uns dos outros, pois os cuidados com saúde mental se estendem além do consultório e paredes de nossas casas. As minhas ações afetam aos outros e também sou afetado pelo outro”, frisa ela ao destacar que combater preconceitos e violências são formas de promover saúde mental, além dos cuidados integrais com toda a saúde, considerando uma alimentação saudável, prática de atividade física, manter boas relações interpessoais e pensamentos positivos, entre outros.

*CAPS*

O CAPS é o setor especializado que cuida da saúde mental de moradores de Camboriú,  com transtornos graves e persistentes. Os funcionários estão à disposição para orientar e atender os pacientes com dúvidas e queixas psíquicas. Lembrando que todas as pessoas que possuam sentimentos de que precisam de ajuda devem se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, para que assim seja dado todos os encaminhamentos necessário diante da situação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS