quinta, 28 de março de 2024
Economia
28/12/2020 | 16:37

Autoridade Portuária de Itajaí é ISO 14001

A Superintendência do Porto de Itajaí conquistou a recomendação para certificação da ISO 14001 na última terça-feira (22). A certificação oficial da Autoridade Portuária de Itajaí acontecerá quando o certificado passar pelo processo internacional necessário, processo esse que pode levar de 40 a 60 dias. A recomendação indica que a Autoridade Portuária de Itajaí atenda os parâmetros da certificação, e que Porto já pode ser considerado ISO 14001.

Foram 4 dias de auditoria (17,18, 21 e 22) no mês de dezembro, realizada pela empresa TÜV NORD Brasil, organismo de certificação independente brasileiro, pertencente ao grupo alemão TÜV NORD, uma organização com mais de 150 anos de atuação em certificações.

O Engº e Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, destaca que o desenvolvimento sustentável depende do comprometimento da gestão:

“Nos últimos anos, vimos o Porto de Itajaí crescer nos números de movimentação, provando que é possível aliar desenvolvimento e responsabilidade ambiental. O comprometimento com as demandas de cunho sustentável foi o que nos rendeu diversos prêmios ao longo destes anos, além da grande conquista do final desta gestão, que foi a certificação da ISO 14001”, conta Marcelo.

A relevância da Certificação ISO 14001

A certificação em ISO 14001 demonstra que a instituição se preocupa com a gestão dos impactos ambientais gerados por sua atividade, além de atestar que há na instituição um Sistema de Gestão Ambiental implantado. A ISO 1400 é projetada para ajudar as empresas e instituições a adequarem as responsabilidades ambientais aos seus processos internos, sem deixar de lado a busca pelo desenvolvimento econômico.

“A decisão de implantar a ISO 14001 não é simplesmente a de cumprir leis e normas, mas também em demonstrar que há uma preocupação em melhorar seu desempenho ambiental. A empresa vai crescer, mas também vai proteger e vai cuidar do meio ambiente”, destaca Karoline dos Santos, consultora e diretora administrativa técnica da companhia Estratégia, empresa contratada pela Superintendência do Porto de Itajaí para auxiliar no processo de certificação.

Desafios de 2020

O processo de implantação da ISO 14001 começou no final de 2019, pela Coordenadoria de Meio ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí (COAMB), visando a certificação no primeiro semestre de 2020.

Os primeiros passos para galgar a conquista da certificação, se deu por meio da implantação do Sistema de Gestão Integrada, e da criação Comitê de Sustentabilidade, formado por colaboradores do Porto de Itajaí. Os membros voluntários deste Comitê, ficaram responsáveis por disseminar as informações do SGI (Sistema de Gestão Integrada) nos seus postos de trabalho, além de receber treinamentos relacionados à gestão ambiental. Tudo isso se deu nos primeiros meses de 2020.

Em março, a pandemia foi decretada e os planos de certificação tiveram que ser freados.

“Apesar de nós termos todas as dificuldades decorrentes da Pandemia, que limitou muito essa questão de reuniões, treinamentos e palestras, nós conseguimos adequar as nossas programações e, então, ao final do exercício de 2020, conseguir a certificação. Agora, o mais importante é continuar no compromisso de mantermos essa certificação tão importante para nós como Autoridade Portuária”, enfatiza Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas.

No final de setembro, quando as estratégias de controle da disseminação do Coronavírus estavam implementadas e funcionando, a gestão do Porto de Itajaí resolveu retomar a meta da certificação da ISO 14001 para 2020.

“Tomamos para nós esse desafio de conquistar a certificação da ISO ainda este ano, por mais desafiador que 2020 tenha sido, porque o Porto de Itajaí já tinha como modelo de seus processos as normas da ISO, portanto, a certificação em um tempo tão curto só foi possível, porque a gestão e a responsabilidade ambiental já foi tomada como prioridade há alguns anos, agora estamos buscando o aprimoramento continuo do nosso Sistema de Gestão Integrada. Além desta certificação, visamos não buscar outras certificações internacionais, para tornar a Autoridade Portuária de Itajaí referência em Qualidade e sustentabilidade no Brasil”, diz Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS