sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/12/2020 | 16:35

Escola da Inteligência é aprovada por quase 90% dos alunos da Rede Municipal de Itajaí

O desenvolvimento do programa Escola da Inteligência em 2020 foi avaliado por equipes gestoras, professores, famílias e alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (30) e demonstrou que quase 90% dos estudantes aprovam a iniciativa. Hoje cerca de 35 mil alunos participam do programa que trabalha a educação socioemocional. 

Neste ano a pesquisa foi realizada por meio de questionários online, com adesão de mais de cinco mil participantes. Com os resultados, o objetivo é avaliar o desempenho do programa para garantir a excelência na execução dos trabalhos.

A educação socioemocional envolve a promoção de habilidades como: empatia, resiliência, resolução de conflitos, pensamento crítico, saúde emocional, gestão das emoções, relações saudáveis, criatividade, consciência social, comunicação, entre outros.

Por conta da pandemia, os resultados da pesquisa foram apresentados por meio de uma transmissão online ao vivo. Confira:

Equipes Gestoras: Pesquisa realizada com 104 representantes da direção e coordenação pedagógica das unidades escolares, sendo que 98,1% avaliaram que a Escola da Inteligência contribuiu para a manutenção do vínculo entre os alunos e as escolas; 98,1% também acreditam que o programa deve continuar no município.

Professores: Pesquisa realizada com 441 professores das unidades escolares, sendo que 94,3% aprovaram a aplicação do Programa para o desenvolvimento da gestão emocional dos alunos; 93,4% avaliaram como positivo para o seu próprio desenvolvimento socioemocional; 93% aprovaram o material de apoio ao professor da Escola da Inteligência.

Famílias: Pesquisa realizada com 3.073 famílias das unidades escolares, sendo que 99% avaliaram como importante o ensinamento das habilidades socioemocionais no contexto educacional; 94,6% avaliaram como importante a continuidade do programa nos próximos anos.

Estudantes: Pesquisa realizada com 1.935 estudantes, sendo que 88,5% classificaram como importante a continuidade do programa; 88,1% declararam estar muito satisfeitos com as contribuições da Escola da Inteligência para o desenvolvimento de relações saudáveis.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa

Durante a apresentação virtual, a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso, destacou o desafio dos profissionais durante a pandemia. “Os nossos professores tiveram que se reinventar em um momento como esse e conseguiram, auxiliando nossos alunos e toda a nossa comunidade. Minha gratidão a cada um de vocês que fazem educação com qualidade”, ressaltou. 

A coordenadora da Escola da Inteligência em Itajaí, Kátia Teixeira, destaca os frutos que o município colhe desde 2017, quando implantou o programa. “Estamos longe há mais de 250 dias e como o mundo está lidando com essa educação à distância? Percebemos que todos precisam saber lidar com as suas emoções, como a ansiedade e a depressão, diante deste longo período de isolamento. E Itajaí está à frente, pois já trabalhamos com as habilidades socioemocionais desde 2017”. 

> Não conseguiu assistir à transmissão online? Acesse aqui

Sobre o programa
A Escola da Inteligência foi implantada em março de 2017. Gradativamente, o programa foi sendo ampliado e hoje todas as unidades são contempladas com o programa. Ao todo, cerca de 35 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí (67 Centros de Educação Infantil e 41 escolas) são beneficiados com a iniciativa, que trabalha questões e habilidades socioemocionais, cuja metodologia é do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

A implantação deste programa nas Unidades de Ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Dentre eles, destacam-se a diminuição de casos de violência nas escolas, diminuição do número de licenças médicas dos professores e a redução do número de bullying no contexto escolar e familiar. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS