quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/10/2020 | 13:03

TRE-SC e OAB/SC assinam parceria para ações de fiscalização do processo eleitoral

Foi assinada, nesta quarta-feira (21), uma parceria entre o TRE-SC e a OAB/SC para o desenvolvimento de ações de fiscalização do processo eleitoral em Santa Catarina. O principal ato acordado foi a realização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, no dia das eleições, na sede da OAB/SC em Florianópolis.

A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, ou votação paralela, é um procedimento realizado por todos os tribunais regionais eleitorais para comprovar a segurança do processo eleitoral eletrônico no país. Todas as etapas da auditoria serão realizadas na OAB/SC, incluindo o sorteio das urnas que serão auditadas, no sábado anterior às eleições, dia 14 de novembro.

Além disso, também foram acordados o acompanhamento de trabalhos de totalização das eleições na Sede do TRE-SC pela OAB/SC; a fiscalização da regularidade dos trabalhos desenvolvidos nos locais de votação, podendo a OAB/SC atuar como observadora do processo eleitoral; e o incentivo, por parte da OAB/SC, à efetiva participação dos advogados catarinenses na fiscalização de todo o processo eleitoral.  

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, destacou que “essa parceria é da maior importância para a Justiça Eleitoral, porque teremos advogados fiscalizando diretamente e participando efetivamente do processo eleitoral de 2020, que nos traz esse desafio a mais, em função da pandemia da Covid-19”.

Em seguida, o vice-presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, ressaltou também a importância da parceria e afirmou: “isso será mais um instrumento para mostrar para a sociedade que a urna é inviolável. Essa oportunidade da parceria com a OAB/SC realmente é um passo enorme que vamos dar para trazer ao povo catarinense a comprovação de que a urna é um equipamento estabelecido para as eleições, sem qualquer tipo de interferência externa”.

Por sua vez, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, declarou que é uma honra para a instituição participar de um evento de extrema importância como a votação paralela. “Nós temos a chance de participar e validar algo que para nós é muito tranquilo. A OAB/SC já se utiliza das urnas na sua própria eleição, então a confiança nas urnas é algo já presente na instituição. Nada mais justo do que externarmos para a sociedade a nossa plena confiança na urna e na Justiça Eleitoral, sediando essa votação paralela”, enfatizou.

Em sua fala, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz do Pleno do TRE-SC, Marcelo Pons Meirelles, destacou: “tenho certeza que a participação da OAB, instituição sempre ligada à democracia, contribuirá ainda mais para afiançar o trabalho que a Justiça Eleitoral realiza e a lisura da votação, que é exemplar no nosso país”. 

Finalizando a cerimônia, o juiz do Pleno do TRE-SC, Wilson Pereira Júnior, afirmou que “é uma conquista para o TRE levarmos essa conferência das urnas para dentro da casa da sociedade civil, da entidade mais respeitada e com a maior credibilidade, que luta pelo direito de todo cidadão, para provar a todos que não há nenhum problema no que se refere às eleições”.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, Paulo Fretta Moreira, e os juízes do Pleno do TRE-SC Luís Francisco Delpizzo Miranda, Rodrigo Fernandes e Renato Boabaid.

Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS