sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/10/2020 | 16:10

Utilidade púbica: Dia D da campanha de vacinação é neste sábado (17)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e a Campanha Nacional de Multivacinação será neste sábado (17). Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas à população das 8h às 17h. O objetivo é atualização das cadernetas de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Para receber a vacina, basta levar as crianças de um ano a menores de cinco anos e adolescentes de até 15 anos em uma unidade de saúde. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e documento de identidade. Ao sair de casa é obrigatório o uso de máscara de proteção.

Até o final da campanha, a meta é imunizar 14.857 mil crianças de um ano a menores de cinco anos contra a poliomielite. Além disso, a Secretaria de Saúde busca incentivar pais e responsáveis para que coloquem em dia as vacinas de crianças e adolescentes até 15 anos. O objetivo é diminuir a incidência, eliminar ou erradicar doenças imunopreveníveis, como BCG, Hepatite B, poliomielite, tétano, coqueluche, meningite, entre outras.

O que é a poliomielite?
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. A doença pode causar paralisia e até mesmo a morte.

Quando os sintomas surgem são brandos, e podem ser facilmente confundidos com uma gripe, como febre, dor na garganta e cabeça, vômitos, mal estar, dor nas costas ou rigidez muscular e meningite. Em casos graves, a infecção leva à poliomielite paralítica. Alguns dos sinais são os mesmos, mas ela evolui para fortes dores musculares e flacidez nos membros. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS