quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/09/2020 | 15:55

Coronavírus: Prestação de contas dos seis meses de pandemia

O Município de Itajaí informa que na manhã desta terça-feira (22) realizou uma reunião de prestação de contas sobre os seis meses de enfrentamento à COVID-19. Esse foi o segundo encontro com representantes de associações, entidades, instituições, órgãos públicos municipais e estaduais. Dúvidas foram esclarecidas, bem como sugestões recebidas para o enfrentamento da pandemia na cidade.

O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, respeitando todas as medidas de segurança. Na ocasião foram apresentados os números da doença e a melhora do cenário no município. De 23 de junho a 24 de agosto, Itajaí encontrava-se em nível Gravíssimo para COVID-19. Há quase um mês, desde o dia 25 de agosto, a cidade está em nível Grave, aguardando ainda nesta semana a atualização pelo Governo do Estado. A expectativa é que Itajaí diminua mais um nível e passe para o Alto.

Neste mês, Itajaí chegou a registrar oito dias sem mortes em decorrência da doença (de 01 a 08 de setembro) e vem registrando queda nos números de agravamentos, bem como nas internações. Apesar de o município ter vencido o principal pico da pandemia, ocorrido em julho, a testagem da população, medidas não farmacológicas e protocolos precoces continuam sendo realizados.

Principais medidas adotadas
- Não farmacológicas: Higienização e uso de álcool gel, distribuição de máscaras, sanitização de ambientes internos e externos, testagem da população, distanciamento social, barreiras sanitárias, medidas restritivas.

- Protocolos: Cânfora (profilático / quase 100 mil glóbulos entregues), ivermectina (profilático / mais de dois milhões de comprimidos distribuídos) e cloroquina (utilizada em casos positivos por critério médico).

- Pesquisa: Ozonioterapia.

- Capacidade hospitalar: Criação de 70 leitos de UTI exclusivos para COVID-19 no Hospital Marieta. Criação de 137 leitos de enfermaria na região da AMFRI, exclusivos para coronavírus.

Enfrentamento continua
Durante a reunião, representantes das forças de saúde e segurança intensificaram o apelo à população para o cumprimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus: com o respeito às regras, manter o distanciamento social, não participar de aglomerações, usar obrigatoriamente a máscara e manter a higiene das mãos.

Com a rigorosa análise da situação epidemiológica na cidade, novas medidas de enfrentamento ou retomada de atividades poderão ser anunciadas pelo Município. Todas as decisões serão comunicadas à população, que deve colaborar para a superação da pandemia. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS