sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/09/2020 | 16:11

Prevenção ao suicídio envolve acolhimento, informação e rede de apoio para momentos decisivos

O Dia Mundial do Suicídio  busca sensibilizar a sociedade para essa questão de saúde pública que faz cerca de um milhão de vítimas por ano no planeta.
 
A Unimed Litoral participa do esforço de prevenção, com campanha entre seus colaboradores, mas também divulgando informações ao público em geral e os locais onde as pessoas podem buscar atendimento.
 
“Muitas vezes o suicídio acontece por não ter abertura para falar sobre ele e pelo estigma que o acontecimento carrega. Há presença de medo do julgamento, preconceitos e não validação do sofrimento emocional. Por isso, é especialmente estimulado no mês de setembro que o caminho para a prevenção do suicídio é a liberdade para falar sobre esse assunto”, destaca Karine Alves, psicóloga do Hospital Unimed Litoral.
 
A psicóloga Juliana Stedile, cujas atividades incluem ministrar palestras em empresas clientes da Unimed Litoral, explica que acolher envolve empatia, entender a perspectiva do outro, ter a habilidade de se ver nesta perspectiva, reconhecê-la como verdadeira e não julgar.
 
Além disso, a rede de apoio sociofamiliar é também um importante fator de proteção às pessoas que estão enfrentando momentos emocionalmente difíceis. O sentimento de amparo e pertencimento, são protetores da nossa saúde mental. 
 
Os clientes da Unimed Litoral que participam de grupos da Atenção Personalizada à Saúde, podem contar com uma equipe de médicos, psicólogos e outros profissionais. Aqueles que são encaminhados por recomendação médica dispõem também de outros serviços e tratamentos conforme a necessidade.
 
No Brasil, a estimativa é que ocorra um suicídio a cada 45 minutos. Os especialistas asseguram que todos os esforços devem ser feitos no sentido de gerar confiança para que o potencial suicida busque ajuda em momentos que podem ser decisivos para salvar sua vida.
 
Uma das entidades de voluntariado mais conhecidas, o Centro de Valorização da Vida (CVV), atua há 61 anos na prevenção ao suicídio e tem atendimento na região em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí.
 
Além do CVV, Balneário Camboriú tem também o programa Abraço à Vida, da prefeitura e em Itajaí funciona na Univali o Programa Acolher. 
 
As prefeituras da região costumam realizar campanhas e oferecem atendimento através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
 
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, quase a totalidade dos casos de suicídio está relacionada a transtornos mentais.
 
No portal da Unimed está disponível, para leitura e cópia, uma cartilha bastante completa sobre o tema que pode ajudar as famílias que necessitem de informação sobre suicídio.
http://www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/setembro-amarelo/
 
Como buscar auxílio
 
APS da Unimed Litoral - Rua Luci Canziani, 395 – Praia Brava – Itajaí – SC- Fone: 47 3247.6900 – e-mail: viverbem@unimedlitoral.com.br
 
CVV - Fone 188
 
Acolher da Univali - acolher@univali.br ou WhatsApp (47) 99987-6108.
 
Abraço à Vida - Balneário Camboriú (47) 99982 2322

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS