quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/09/2020 | 15:09

Secretaria da Agricultura interdita o cultivo de moluscos de Laranjeiras e Barra em Balneário Camboriú

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou a interdição dos cultivos de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões das localidades de Laranjeiras e Barra, em Balneário Camboriú. É proibido retirar e comercializar moluscos bivalves destas localidades.

Desde o dia 6 de agosto, algumas áreas de cultivos de moluscos bivalves vêm sendo interditadas devido à presença de ficotoxina Ácido Okadaico - também conhecida como toxina diarreica - acima dos limites permitidos. Quando consumida, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

A Secretaria da Agricultura mantém ainda a interdição nas localidades de Praia Alegre e Armação do Itapocorói, em Penha; Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, no município de Porto Belo.

Monitoramento constante

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o único do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS