sexta, 19 de abril de 2024
Geral
20/08/2020 | 18:14

Instituições de Ensino Superior socializam experiências na Economia Solidária

A economia solidária no contexto de crise: realidade e desafios para a Rede ITCPs. Este é o tema que pauta o 4° Encontro Catarinense das Instituições de Ensino Superior na Economia Solidaria, que ocorre no dia 21 de agosto (sexta-feira), das 9h às 17h, na plataforma Microsoft Teams.

O Encontro é um espaço de diálogo interdisciplinar e multidisciplinar, assim como uma oportunidade para o intercâmbio teórico e metodológico das incubadoras e núcleos de extensão que atuam na economia solidária em Santa Catarina. Desde 2017, as instituições de ensino superior de Santa Catarina, que desenvolvem ações de economia solidária, realizam um encontro estadual para debater questões presentes em seus trabalhos e a organização do trabalho em rede, principalmente em relação à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares.

O evento terá a participação de Valmor Schiochet, membro da Coordenação Nacional da Rede ITCPs com experiência na área de sociologia política, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, economia solidária, movimentos sociais, democracia e crise capitalista; professores, técnicos e estudantes que atuam no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, em relação direta com os trabalhadores envolvidos nos empreendimentos solidários; além de técnicos de  diferentes instituições (públicas e privadas), dedicados às pesquisas, ações de apoio e assessoramento para o desenvolvimento da economia solidária e dos empreendimentos (cooperativas populares, associações, grupos produtivos, bancos comunitários, grupos de consumo responsável).

Este encontro é uma iniciativa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), vinculada à Coordenação de Projetos e Programas de Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com o Fórum Litorâneo de Economia Solidária. Desde 2009, a ITCP viabiliza a exposição e a comercialização de produtos e serviços oriundos dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na região da Foz do Rio Itajaí.

A programação completa do evento está disponível aqui.

*Por Wesley Martins, estagiário de Jornalismo


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS