sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/08/2020 | 18:09

Após mobilização da Defensoria Pública, OAB e sociedade civil, Maternidade Marieta Konder Bornhausen libera acompanhantes em partos

Após recomendação da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC), o Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, no Litoral Norte, liberou a presença de um acompanhante a parturientes durante o trabalho de parto, parto e pós parto. A instituição alegava que o direito das famílias estava suspenso por causa do risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Foram cerca de três meses de mobilização para que isso acontecesse: conversas, visitas, pedidos de informações e mobilização com outras entidades, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) representantes da sociedade civil, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e médicos. Em junho, a maternidade passou a permitir a presença de um acompanhante em parte do trabalho de parto. Nesta quarta-feira, foi anunciada a liberação para todo o processo do nascimento.

“O direito à acompanhante em todo o processo de nascimento dos bebês é uma conquista histórica para as mulheres, crianças e familiares. Estamos felizes com o resultado da mobilização” destaca o subcoordenador do Grupo de Apoio às Pessoas em Vulnerabilidade (GAPV), Fernando André Pinto de Oliveira Filho, que é defensor público em Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS