sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/08/2020 | 16:20

Porto de Itajaí conquista o Primeiro lugar no ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL pelo segundo ano consecutivo

O Porto de Itajaí foi ranqueado em primeiro lugar, entre os portos públicos brasileiros, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O ranking foi divulgado na tarde desta quinta-feira (13), em um evento virtual da ANTAQ, transmitida por meio de uma live no YouTube.

 

O Porto de Itajaí atingiu 99,47 pontos no ranking, conquistando assim o primeiro lugar e alcançando a maior pontuação das duas categorias, portos privados e públicos. Logo em seguida vieram os portos de Paranaguá - PR (98,65 pontos), Itaqui - MA (97,15 pontos) e Santos - SP (94,28 pontos). Esta pontuação é referente ao trabalho desenvolvido pelos portos no ano de 2019. Este é o segundo ano consecutivo em que o Porto de Itajaí conquista a primeira colocação no índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da ANTAQ.

 

Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí, destaca a importância de uma equipe técnica competente e engajada nos assuntos relacionados ao meio ambiente e o comprometimento da alta administração do Porto, que deposita sua confiança no trabalho exercido por esta equipe:

 

“Trabalhamos com diversos monitoramentos ambientais para identificar possíveis implicações e assim desenvolver repostas frente a isso, reduzindo ao máximo os efeitos desta atividade que é essencial para a cidade de Itajaí. O resultado do IDA é o reconhecimento deste compromisso firmado por todos nós”, ressalta Médelin.

 

“Eu fico muito feliz que, mesmo em um ano tão difícil, estamos recebendo diversos resultados positivos para o Porto de Itajaí, isso demonstra que quando uma equipe se une conseguem fazer grande coisas. Cada vez mais o ranking do IDA fica mais acirrado, já que todos os portos querem superar suas posições a cada ano, porém temos a persistência e o empenho da nossa coordenação de meio ambiente, e esse tem sido o nosso diferencial”, conta o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Sales.

 

SANTA CATARINA EM DESTAQUE

 

Além do primeiro lugar obtido pelo Porto de Itajaí, na categoria dos portos públicos, o Porto de São Francisco do Sul (86,57 pontos) ficou em 9º lugar no ranking da mesma categoria. No ranking dos portos privados, o Porto Itapoá (99,26 pontos) levou o primeiro lugar e a Portonave de Navegantes (89,31 pontos) conquistou o terceiro lugar.

 

O QUE É O ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL (IDA)

 

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), implementado em 2012 por meio de sua Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Composto por até 38 indicadores, ele inclui questões relacionadas a requisitos legais vigentes no país e boas práticas ambientais de referência internacional.

 

Os seus indicadores possuem pesos diferenciados distribuídos e estão agrupados em quatro categorias de acordo com sua natureza. São elas: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.

 

Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos, contribuindo de uma maneira geral para uma maior transparência de gestão e, de maneira primordial, servido como um mecanismo de acompanhamento de evolução da gestão socioambiental portuária do país.

 

“Dedicação e empenho! Assim posso descrever como os servidores da Superintendência do Porto de Itajaí e seus profissionais num todo, vem apresentando à sociedade seus inúmeros projetos. Desta vez, repete-se este importante feito destacando o quanto se é realizado através de sua coordenadoria de Meio Ambiente, e, mais uma vez emplacando o Porto de Itajaí no cenário nacional dando mais uma vez esse exemplo relação porto/cidade”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS