quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/08/2020 | 14:53

BOMBINHAS: RODA DE CHORO LIVES

A 1ª edição do Projeto Roda de Choro acontece nos dias 14, 21 e 28 de agosto e 4 de setembro, às 20 horas. São quatro lives em sextas-feiras seguidas, em que o gênero musical choro reina absoluto na página do Facebook Músico João Galhardo (@musicojoaogalhardo).

O projeto contemplado no edital Mestre Cantalício Rocha de 2019 é idealizado e tem a coordenação geral do músico João Galhardo, que no quarteto toca bandolim e violão 7 cordas, e traz os parceiros Deivid Marques no violão 6 cordas, Emanuel Soares no violão 7 cordas e cavaquinho, e Carlinhos Ribeiro na percussão.

O repertório é embasado nos grandes nomes Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu e Anacleto de Medeiros, e promove uma viagem na sonoridade, musicalidade e história da modalidade. E além de mostrar o universo desse gênero brasileiríssimo, os músicos contextualizam com o público a história do estilo e dos instrumentos.

O projeto pensado para ser concretizado presencialmente, será feito on-line devido ao momento pandêmico em virtude da Covid-19 vivenciado mundialmente, mas tem uma contrapartida de show presencial a ser realizado em 2021, conforme agenda dos músicos e Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

João Galhardo destaca que o grupo gosta de se intitular um conjunto regional do Choro: “não temos o sopro, nossa formação é de instrumentos de cordas e percussão, mas abusamos dessa melodia única, da centralização de ritmo e improvisação de modulações como acompanhamentos, harmonizando e formando a base do conjunto com a chamada ‘baixaria’ de sons graves. Somos apaixonados pelo choro, pela música brasileira e a ideia é mostrar um pouco dessa paixão nas lives”, ainda, promete algumas surpresas durante as transmissões ao vivo.

As quatro lives serão disponibilizadas no canal do YouTube do músico João Galhardo, garantindo uma fonte de pesquisa sobre a música brasileira para estudiosos bombinenses, da região e quiçá, do mundo.

O Roda de Choro é realizado com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas e da Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital “Mestre Cantalício Rocha” do Fundo Municipal de Cultura de 2019, e tem a produção da cantora, preparada vocal, regente de coral e professora de canto, Anna Lehm.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS