quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/08/2020 | 17:02

Turismo de Penha estrutura Circuito de Rotas e nova roupagem para período pós-pandemia

A Secretaria de Turismo de Penha (Setur) reforçou no mês de julho o processo de criação do Circuito de Rotas "Descubra Penha e Seus Encantos", estratégia de divulgação do potencial turístico local pós-pandemia, composto por cinco rotas temáticas, que ganharam toda uma produção de layout desenvolvida na própria Setur, e ações de revitalização desses pontos.

 

De acordo com o secretário de Turismo Cleber Neumann, o projeto do circuito já está aprovado pelo prefeito Aquiles da Costa, e a partir dele, a cidade contará com roteiros para todo a família, os quais moradores e visitantes poderão acessar através mapas, informações dos acessos e percursos, dicas, curiosidades, serviços, tudo de smartphones, além de poder conhecer e desfrutar do que Penha tem de melhor: toda sua beleza natural e riqueza histórico/cultural.

 

“Nossa intenção é fazer o viajante mergulhar nos costumes e tradições de uma região, estimular a vivência, o envolvimento com a comunidade local e o aprendizado de novas atividades”, pontua o secretário Cleber. Nesse sentido, estão sendo oficializadas as Rotas das Tartarugas, Cultural, de Cicloturismo, dos Mirantes e das Trilhas. O trabalho também resulta de parceria com a Fundação Municipal Cultural recém-criada na cidade, entre outros setores do Governo Municipal.

 

“As informações sobre esses circuitos poderão ser acessadas através da tecnologia do QR Code, que estará disponível em painéis dispostos em praias e pontos turístico pela cidade e também através do site https://turismo.penha.sc.gov.b”, anuncia Cleber. Os layouts servirão para padronizar a nova identificação turística da cidade em vários materiais impressos.

 

O prefeito Aquiles atenta para o fato de que a equipe da Setur elaborou ela própria todo o conjunto de peças publicitárias – o que resulta economia para o setor, já que não foi necessária a contratação de agência para desenvolver esse material. 

 

Cleber pontua que não há data oficial para a liberação do acesso (seja virtual ou físico) aos roteiros, pois tudo depende da queda da pandemia – agosto é o mês considerado de pico. “Enquanto isso trabalhamos na infraestrutura dos roteiros. Eles estão instituídos, mas essa estrutura e sinalização está sendo aprimorada, com construção de mirantes e melhorias pontuais”, destaca.

 

O prefeito Aquiles observa que a fase agora é de estruturação, com sinalizações de trilhas, de rotas, construção de deques de acesso à orla, atuando em pontos como a praias Grande e do Cascalho, e mirantes como os das praia Vermelha, São Roque e Vigia. Assim que a pandemia passar, tudo estará liberado no aplicativo e no site – porém, precisar datas depende do controle da doença, e há ainda o diferencial do ano ser eleitoral.

 

Saiba mais sobra as rotas

 

ROTA DOS MIRANTES: essa rota leva por estradas que vislumbram cenários que impressionam por sua beleza cênica e natureza singular, ao longo do percurso destaque para os mirantes da Vermelha, São Roque e Vigia e as diversas opções de atrativos e serviços turísticos no caminho.

 

ROTA DE CICLOTURISMO: cicloturismo é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo; é uma atividade de Turismo de Aventura que atrai cada vez mais visitantes em Penha, além de estimular com que os moradores pratiquem está modalidade. A bicicleta causa ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.

 

ROTA CULTURAL: essa rota tem a finalidade de fazer as pessoas conhecer e vivenciar aspectos e situações que são peculiares da cultura local, seja na visitação do patrimônio histórico e cultural e conhecimento dos símbolos e significados dos bens materiais e imateriais da cultura para as comunidades. A cultura engloba todas as formas de expressão do homem: o sentir, o agir, o pensar, o fazer, bem como as relações entre os seres humanos e destes com o meio ambiente.

 

ROTA DE TRILHAS: o Circuito de Trilhas - Caminhos do Pescador, é composto por quatro trilhas para caminhadas pelas mais belas paisagens do litoral norte catarinense, mata atlântica preservada, praias agrestes, mirantes de tirar o fôlego, caminhos por estrada de terra, nascentes completam esse cenário.

 

ROTA DAS TARTARUGAS: a Praia do Cascalho, uma das bases de pesquisa do Projeto Tamar, é um dos três lugares onde é possível observar esses animais fascinantes que habitam o planeta há pelo menos 120 milhões de anos.

 

ROTA GASTRONÔMICA: com o objetivo de reunir os estabelecimentos do setor gastronômico, fomentar a economia e estabelecer relação de entre saber e cultura local, a rota irá contemplar o que há de melhor na diversidade gastronômica local.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS