terça, 29 de setembro de 2020
31/07/2020 - 15:17

Coronavírus: Centro de Triagem já realizou mais de 23 mil atendimentos

Atualmente, unidade atende em média 450 pacientes por dia em consultas médicas

Criado para receber pacientes com sintomas da COVID-19, o Centro Ambulatorial de Triagem (CAT) de Itajaí já realizou 23.875 atendimentos em pouco mais de quatro meses de funcionamento. Com uma equipe de quase 60 servidores, a unidade atende, atualmente, uma média de 450 pessoas e realiza cerca de 300 exames de coronavírus por dia. Desde maio, o centro tem recebido cada vez mais usuários, o que reforça a importância de a população manter os cuidados preventivos e o isolamento social, sempre que possível.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

Neste período de atuação, o Centro de Triagem recebeu 22.238 pacientes adultos e 1.637 pacientes idosos com mais de 60 anos. Do total de casos atendidos na unidade, a maioria foi classificada como não urgente ou pouco urgente (17.652 pessoas). Também foram recebidos 5.191 casos urgentes ou em situação de emergência, entre outras classificações.

A equipe do Centro de Triagem, localizado junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), é composta por 10 médicos, 34 profissionais de enfermagem, dois farmacêuticos, quatro atendentes e oito colaboradores da área de higienização, atuando diariamente no atendimento ao público.

?Com o aumento da demanda, houve a necessidade de abrir mais um espaço de triagem de pacientes e três novos consultórios médicos. Hoje, o Centro conta com sete consultórios para atendimento de adultos e idosos, além de farmácia, sala de medicação e outros ambientes?, ressalta a coordenadora do CAT, Odisseia Fátima Perão.

CAT recebe casos leves e moderados

O Centro de Triagem do município foi criado em 21 de março para dar agilidade no atendimento e encaminhamento de casos suspeitos de coronavírus. Na unidade são atendidos pacientes que apresentam sintomas leves, moderados ou graves da doença. O local funciona 24 horas e conta com triagem para adultos e idosos acima de 60 anos.

Após dar entrada na CAT, o usuário passa por uma triagem individual com a equipe de saúde e é encaminhado, caso haja necessidade, para atendimento médico. O centro conta ainda com alas de isolamento e leitos para observação. Atualmente, os usuários do serviço, que recebem indicação médica, também são encaminhados para fazer a testagem de coronavírus.

?É importante que o paciente informe ao médico corretamente os sintomas que tem apresentado e quando eles iniciaram. Desta forma é possível fazer a testagem para coronavírus na data adequada, evitando um exame com falso negativo?, reforça a coordenadora do CAT, Odisseia Perão.

O CAT fica junto ao CIS, localizado na avenida Adolfo Konder, 250, no bairro São Vicente. Crianças com sintomas respiratórios são atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do CIS. Já os pacientes com sintomas leves da COVID-19 devem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde do município. 

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros