terça, 16 de abril de 2024
Geral
07/07/2020 | 13:19

Gravatá vai ganhar Policlínica

Depois de anos de espera, finalmente a estrutura que antes seria a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Gravatá, iniciada no ano de 2011, terá uma destinação. Após o governo municipal enviar ofícios ao Ministro e o próprio prefeito ir diversas vezes ao Ministério da Saúde, foi publicado a liberação hoje no Diário Oficial dos Municípios e o local que se encontrava fechado agora será a Policlínica do Gravatá.  
Conforme o chefe do Executivo Municipal, tal medida foi possível devido a uma portaria que foi lançada pelo Governo Federal após os prefeitos reivindicarem em Brasília, durante a “Marcha dos Prefeitos” – na qual ele mesmo participou – as condições de funcionamento para abertura das UPA’s 24 horas em todo o país. 
Ele explicou ainda que o Governo Federal destinou recursos apenas para a construção das UPA’s, no entanto, os municípios teriam que arcar com custos de pessoal e manutenção da unidade durante 24 horas por dia, o que ficou financeiramente inviável para os municípios. Diante disso, foi publicada a Portaria Federal 3.583 de 16 de novembro de 2018, que permitiu que os gestores interessados em pedir a readequação da rede física de saúde local solicitassem a mudança ao Ministério da Saúde. Tal medida permite que estados e municípios utilizem estruturas de saúde prontas, mas que ainda não estão funcionando, para outra finalidade de assistência dentro da área da saúde, sem precisar devolver recursos federais. 
“Então fizemos a solicitação de Readequação da Rede Física do SUS, para que a nossa UPA possa se tornar uma Policlínica, com gastos que o município poderá manter. O local contará com dentistas, psicólogo, ultrassom, sala de vacinação, sala de observação, sala de nebulização, entre outros serviços para a nossa comunidade”, informou. 
Conforme a secretária da Saúde, Claudete Hermogenes, a parte física da restruturação será realizada com recursos próprios do município e a contratação de equipe por meio de emenda parlamentar. A intensão é que a Policlínica possa estar à disposição da população no segundo semestre desse ano. 
“A UPA era conhecida como o elefante branco do município, no entanto, depois de esforço do prefeito Emílio e da Secretaria da Saúde, conseguimos que o Governo Federal aceitasse essa readequação na estrutura, para fazermos a policlínica do Gravatá”, finalizou a secretária.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS