quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/07/2020 | 17:50

SENAI retoma atividades práticas em cursos técnicos e aulas presenciais na graduação e pós

O SENAI retoma gradativamente, a partir da próxima segunda-feira (6), as atividades práticas nos cursos técnicos e as aulas presenciais nos cursos superiores e na pós-graduação. As portarias 447 e 448, publicadas pela Secretaria de Estado da Saúde, regulamentam os protocolos para o retorno das aulas presenciais. A entidade já havia retomado atividades em cursos de curta duração e nos laboratórios do ensino superior.

::: Informe-se no SENAI da sua região sobre a volta das aulas presenciais.

“Nossa experiência com a educação a distância foi fundamental durante a pandemia. Agora, com as novas liberações, temos condições de avançar no atendimento da indústria com a qualificação presencial de profissionais. Importante ressaltar que nossas unidades já estão adequadas aos protocolos de saúde e, portanto, oferecem segurança para estudantes e docentes que frequentam nossas escolas”, frisa o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. 

Serão respeitados os protocolos de segurança, como o uso obrigatório de máscara nos ambientes educacionais, a aferição de temperatura dos alunos, o distanciamento entre os frequentadores do ambiente, a disponibilização de álcool em gel nos pontos de acesso e nas áreas de uso coletivo, como banheiros e salas de aula. “Os primeiros alunos a voltar às atividades são aqueles que estão nos últimos módulos dos cursos. Em turmas maiores, os estudantes serão distribuídos em mais salas e laboratórios. A volta será gradual e pode levar até dois meses para que todos os estudantes dos cursos técnicos retornem às atividades presenciais”, explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

A portaria 447/2020 autoriza a realização de atividades presenciais de ensino superior em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados, inclusive em nível de pós-graduação. Porém, diversas medidas devem ser adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus, como manter o distanciamento de 1,5 metro entre todos os frequentadores do ambiente educacional. Vale ressaltar que a recomendação é que os estabelecimentos priorizem o ensino a distância para as atividades que puderem ser mantidas de forma remota.

O retorno das aulas presenciais também está condicionado ao resultado da Avaliação de Risco Potencial para disseminação da Covid-19 na região. Todos os municípios que pertencem a uma região em nível considerado Gravíssimo devem ter as aulas presenciais suspensas; já aqueles em nível Grave e Alto devem manter as aulas presenciais de forma alternada, limitando o número de estudantes. Por fim, os municípios de regiões com risco Moderado podem manter as aulas presenciais, respeitando os protocolos de segurança.

As aulas presenciais para alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio, da educação de jovens e adultos e da aprendizagem industrial, seguem suspensas até o dia 2 de agosto.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS